24.1 - V - MEDICINA: MINHA VIDA EM SUAS MÃOS!
A presente Eletiva de
Base tem por objetivo atuar de forma interdisciplinar junto aos componentes
Biologia, Química, Física e Matemática através de aulas expositivas e
dialogadas, pesquisas (bibliográficas, virtuais e de campo), rodas de
conversas, palestras informativo motivacionais, leitura de textos, dinâmicas de
grupo, produção textual, etc., a partir do uso de recursos como Datashow, computador,
xerox, textos variados, etc. relacionando os vários aspectos da temática em
estudo à vida dos estudantes, frente à escolha do Itinerário Formativo de
Ciências da Saúde. Em suma, essa eletiva foi pensada para explorar as profissões que
abrange a área da saúde, conhecer os cursos, o caminho a ser percorrido, as
variedades de profissionais que poderão se tornar, e conhecer seu campo de
atuação.
A Eletiva de Base “Medicina:
Minha vida em suas mãos!” foi pensada para proporcionar informações aos alunos
que escolherem a área da saúde como Itinerário Formativo no intuito de mostrar a
estes estudantes a necessidade da dedicação total para se tornar um desses
profissionais, bem como intenta ainda ajudá-los a conhecerem e compreenderem o
que engloba as principais profissões desta área.
Essa eletiva é uma
oportunidade em que os alunos poderão dialogar e refletir sobre essa área
profissional e a satisfação de ajudar o próximo no tratamento, cura e prevenção
de doenças, sempre assegurando os estudantes as informações que favoreçam a
identificação de possibilidades e realizações de sonhos, esclarecendo suas
dúvidas quanto à escolha da profissão.
Ademais, esse projeto eletivo
vai permitir que o aluno perceba o quanto é importante escolher ser um
profissional da área da saúde, ter a percepção de que este tipo de profissional
não trabalha isolado, mas mantem contato com os pacientes e clientes, com a
equipe de sua clínica ou centro hospitalar, e com outros colaboradores, e, –
sobretudo - que é fundamental ser motivado pelo amor às pessoas.
Medicina, ciências
biomédicas, odontologia, psicologia, farmácia, terapia ocupacional,
fisioterapia e educação física são alguns cursos e carreiras presentes na
trajetória desse Projeto, que não demanda apenas conhecimentos em biologia ou
química, mas também nas demais áreas de conhecimento, tendo em vista que a
realização de cálculos e a compreensão de estruturas sociais também fazem parte
do trabalho de profissionais como médicos e psicólogos, para citar alguns.
É um campo com muitas
perspectivas, ao se considerar o aumento da longevidade humana e a crescente
preocupação com a qualidade de vida. Segundo a Organização das
Nações Unidas (ONU), no seu Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar, o Brasil, como
membro, deve “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas
e todos, em todas as idades”.
Nesse contexto, a
saúde, definitivamente, é um assunto que deve estar presente no ambiente
escolar, visto que o funcionamento do organismo da comunidade escolar e de toda
a sociedade depende de processos biológicos, químicos e físicos decorrentes da
falta ou do excesso de nutrientes e do estilo de vida adotado, acarretando
danos à saúde física e mental. Além disso, a desinformação tem colocado em
risco a saúde de muitas pessoas, dessa forma as informações a serem discutidas
devem conduzir à reflexão crítica e ao exercício do protagonismo estudantil nas
comunidades em que estiver inserido.
Ao trazer profissionais
de diferentes setores da área da saúde para compartilhar suas experiências em
seus campos de atuação, o projeto visa inspirar os alunos, mostrando-lhes as
possibilidades e desafios enfrentados no mercado de trabalho, estimulando
também o desenvolvimento de habilidades essenciais previstas na BNCC, como o
pensamento crítico, a resolução de problemas e a autonomia.
Dessa forma, este
projeto não apenas visa demonstrar a importância da eletiva, mas também busca
promover uma compreensão mais abrangente e significativa da disciplina,
contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e preparados para
os desafios do mundo contemporâneo.

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



(1).jpeg)
.jpeg)







.jpeg)






.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário