25.1 M - QUEM SOU EU?
A Eletiva de Base “Quem sou eu?” foi idealizada e
elaborada pela Professora Genilsa de Oliveira Saraiva Lima, e desenvolvida em
conjunto com os alunos e alunas da 1ª Série do Ensino Médio Regular, das turmas
100, 101 e 102, do turno matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha –
CETAR.
Este projeto eletivo visou abordar a temática do
autoconhecimento e das descobertas pessoais a partir do chão de fala de cada
estudante, de modo que os meios social, geográfico e a trajetória histórica de
cada indivíduo teve destaque como elementos imprescindíveis para a formação da
identidade de cada adolescente/jovem.
O foco foi a criação de possibilidades para desenvolver nos
discentes uma melhor compreensão de sua própria identidade e dos meandros que o
processo dessa formação identitária apresenta. Ademais, este enfoque se instaurou
desde a reflexão sobre as ações pessoais – no plano individual - até o
reconhecimento da diversidade étnico racial de que se faz parte – no plano
histórico social, fomentando um senso de pertencimento, uma autoestima e
contribuindo para um convívio harmonioso em sociedade. Para isso, através de
abordagens inter e multidisciplinares, com a adoção de metodologias ativas,
oportunizou-se aos estudantes mais que simples aulas, uma verdadeira imersão na
história de suas próprias origens social, emocional e histórica.
A escolha do tema "Identidade Pessoal" para este projeto
se justificou pela importância fundamental que a identidade tem na formação e
desenvolvimento do indivíduo. A identidade pessoal é um conceito complexo e
multifacetado, que engloba aspectos como a autoimagem, as crenças, os valores,
a história pessoal e as experiências de vida. Entender como se constrói e se
transforma a identidade ao longo do tempo é essencial para compreendermos não
apenas a nós mesmos, mas também as dinâmicas sociais e culturais em que estamos
inseridos.
A identidade pessoal está intrinsecamente ligada ao senso
de pertencimento e à forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
Ela nos ajuda a definir nossas escolhas, nossos comportamentos e nossa maneira
de interagir com os outros. Além disso, em um mundo cada vez mais globalizado e
diversificado, compreender a identidade pessoal permite uma maior tolerância e
aceitação das diferenças, promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
Um dos principais objetivos ao estudar a identidade pessoal
foi promover o autoconhecimento. Com efeito, entender quem somos, nossas
características, habilidades, pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas é
fundamental para uma vida equilibrada e satisfatória. Por conseguinte, trabalhar
a identidade pessoal também envolve oportunizar o fortalecimento da autoestima,
haja vista que o reconhecimento e a valorização das próprias qualidades e
conquistas ajuda na construção de uma imagem positiva de si mesmo. O que é
essencial para enfrentar desafios e alcançar objetivos pessoais.
Convém destacar que o incentivo à reflexão crítica sobre as
influências externas que moldam a identidade humana, como a família, a cultura,
os meios de comunicação e as relações sociais, permite tomadas de decisão mais
conscientes e alinhadas com os próprios valores e crenças. A compreensão da
própria identidade pessoal também passa pelo reconhecimento e respeito à
diversidade. Aceitar e valorizar as diferenças individuais e culturais
enriquece as interações sociais e contribui para uma sociedade mais justa e
inclusiva.
Conhecer-se melhor e ter uma identidade bem definida pode
melhorar as habilidades sociais, facilitando a comunicação, a empatia e a
construção de relacionamentos saudáveis e significativos. A identidade pessoal
é um processo em constante evolução. Estar ciente deste percurso processual
ajuda a lidar melhor com mudanças e desafios ao longo da vida, mantendo-se
resiliente e adaptável.
Além disso, o estudo e a compreensão da identidade pessoal
contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo aspectos
emocionais, sociais, cognitivos e físicos, formando cidadãos conscientes,
participativos e capazes de causar um impacto positivo na sociedade.
Assim, do ponto de vista educacional, explorar o tema da
identidade pessoal pôde auxiliar os estudantes a desenvolverem uma maior
autocompreensão e autoestima, além de promover a reflexão crítica sobre as
influências externas que moldaram e moldam suas identidades. Este conhecimento
é crucial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos,
capazes de contribuir positivamente para a sociedade.
Portanto, a análise e discussão sobre a identidade pessoal
são indispensáveis para o entendimento das complexidades do ser humano e para a
promoção de um ambiente social e educacional mais harmônico e compreensivo.

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)









.jpeg)





.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)











.jpg)
Comentários
Postar um comentário