25.1 M - QUEM SOU EU?

A Eletiva de Base “Quem sou eu?” foi idealizada e elaborada pela Professora Genilsa de Oliveira Saraiva Lima, e desenvolvida em conjunto com os alunos e alunas da 1ª Série do Ensino Médio Regular, das turmas 100, 101 e 102, do turno matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.  

Este projeto eletivo visou abordar a temática do autoconhecimento e das descobertas pessoais a partir do chão de fala de cada estudante, de modo que os meios social, geográfico e a trajetória histórica de cada indivíduo teve destaque como elementos imprescindíveis para a formação da identidade de cada adolescente/jovem. 

O foco foi a criação de possibilidades para desenvolver nos discentes uma melhor compreensão de sua própria identidade e dos meandros que o processo dessa formação identitária apresenta. Ademais, este enfoque se instaurou desde a reflexão sobre as ações pessoais – no plano individual - até o reconhecimento da diversidade étnico racial de que se faz parte – no plano histórico social, fomentando um senso de pertencimento, uma autoestima e contribuindo para um convívio harmonioso em sociedade. Para isso, através de abordagens inter e multidisciplinares, com a adoção de metodologias ativas, oportunizou-se aos estudantes mais que simples aulas, uma verdadeira imersão na história de suas próprias origens social, emocional e histórica.

A escolha do tema "Identidade Pessoal" para este projeto se justificou pela importância fundamental que a identidade tem na formação e desenvolvimento do indivíduo. A identidade pessoal é um conceito complexo e multifacetado, que engloba aspectos como a autoimagem, as crenças, os valores, a história pessoal e as experiências de vida. Entender como se constrói e se transforma a identidade ao longo do tempo é essencial para compreendermos não apenas a nós mesmos, mas também as dinâmicas sociais e culturais em que estamos inseridos.

A identidade pessoal está intrinsecamente ligada ao senso de pertencimento e à forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Ela nos ajuda a definir nossas escolhas, nossos comportamentos e nossa maneira de interagir com os outros. Além disso, em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado, compreender a identidade pessoal permite uma maior tolerância e aceitação das diferenças, promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Um dos principais objetivos ao estudar a identidade pessoal foi promover o autoconhecimento. Com efeito, entender quem somos, nossas características, habilidades, pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas é fundamental para uma vida equilibrada e satisfatória. Por conseguinte, trabalhar a identidade pessoal também envolve oportunizar o fortalecimento da autoestima, haja vista que o reconhecimento e a valorização das próprias qualidades e conquistas ajuda na construção de uma imagem positiva de si mesmo. O que é essencial para enfrentar desafios e alcançar objetivos pessoais.

Convém destacar que o incentivo à reflexão crítica sobre as influências externas que moldam a identidade humana, como a família, a cultura, os meios de comunicação e as relações sociais, permite tomadas de decisão mais conscientes e alinhadas com os próprios valores e crenças. A compreensão da própria identidade pessoal também passa pelo reconhecimento e respeito à diversidade. Aceitar e valorizar as diferenças individuais e culturais enriquece as interações sociais e contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Conhecer-se melhor e ter uma identidade bem definida pode melhorar as habilidades sociais, facilitando a comunicação, a empatia e a construção de relacionamentos saudáveis e significativos. A identidade pessoal é um processo em constante evolução. Estar ciente deste percurso processual ajuda a lidar melhor com mudanças e desafios ao longo da vida, mantendo-se resiliente e adaptável.

Além disso, o estudo e a compreensão da identidade pessoal contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos, formando cidadãos conscientes, participativos e capazes de causar um impacto positivo na sociedade.

Assim, do ponto de vista educacional, explorar o tema da identidade pessoal pôde auxiliar os estudantes a desenvolverem uma maior autocompreensão e autoestima, além de promover a reflexão crítica sobre as influências externas que moldaram e moldam suas identidades. Este conhecimento é crucial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

Portanto, a análise e discussão sobre a identidade pessoal são indispensáveis para o entendimento das complexidades do ser humano e para a promoção de um ambiente social e educacional mais harmônico e compreensivo.











































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