24.1 - N - FOGUETE NA ESCOLA.
A Eletiva de Base ‘Foguete
na Escola’ foi idealizada e elaborada pelo professor José Arivelton Paiva
Loura, e desenvolvida em conjunto com os estudantes da 1ª Etapa da Educação de
Jovens e Adultos – EJA, do turno Noturno, do Centro de Ensino Teresinha Alves
Rocha – CETAR.
Assim, a presente eletiva
tem por objetivo atuar de forma interdisciplinar junto aos componentes Química,
Física, Matemática e Biologia, através de aulas expositivas e dialogadas,
pesquisas (bibliográficas, virtuais e de campo), rodas de conversas, leitura de
textos, produção textual, etc.
Para isso, fez uso de
recursos como Datashow, computador, xerox, textos variados, etc. relacionando
os vários aspectos da temática em estudo (teoria) às aulas práticas vivenciadas
pelos estudantes, seja nas oficinas de confecção/construção dos foguetes e suas
bases de lançamentos, seja nos testes experimentais de lançamentos nas suas
comunidades de origem.
O sonho de conhecer o céu e a exploração espacial é tão antigo como a
imaginação do homem quando se pôs a observá-lo. Os mitos antigos das culturas
de todo o mundo narram histórias de heróis que tentam conquistar os céus ou o
sonho de voar como Ícaro. Mas, para transformar o sonho do voo espacial em
realidade, seria necessário desenvolver tecnologias que pudessem propulsionar
os exploradores espaciais além da Terra, para o espaço e esta tecnologia seria
a construção de foguetes.
O autor inglês Robert Anderson (1635 – 1698) discute em seu livro “The
Making of Rockets” de 1696, a produção de foguetes e impulsores em seu
trabalho. Foi um entre vários textos sobre construção de foguetes publicados na
Europa no século XVII. Por que será a construção de foguetes a tecnologia ideal
para alcançar o voo espacial? Isto já era conhecido pelos chineses por volta do
século VI d.C., que através do uso prático da propulsão por reação chegaram ao
desenvolvimento dos foguetes de fogos de artifício.
Inicialmente usados para celebrar datas festivas, foram posteriormente
transformados em armas de guerra. Os foguetes utilizam como princípio de
deslocamento a 3ª. Lei de Newton ou Lei da ação e reação (para cada ação existe
uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido oposto).
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