24.1 - N - FOGUETE NA ESCOLA.

A Eletiva de Base ‘Foguete na Escola’ foi idealizada e elaborada pelo professor José Arivelton Paiva Loura, e desenvolvida em conjunto com os estudantes da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do turno Noturno, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.

Assim, a presente eletiva tem por objetivo atuar de forma interdisciplinar junto aos componentes Química, Física, Matemática e Biologia, através de aulas expositivas e dialogadas, pesquisas (bibliográficas, virtuais e de campo), rodas de conversas, leitura de textos, produção textual, etc.

Para isso, fez uso de recursos como Datashow, computador, xerox, textos variados, etc. relacionando os vários aspectos da temática em estudo (teoria) às aulas práticas vivenciadas pelos estudantes, seja nas oficinas de confecção/construção dos foguetes e suas bases de lançamentos, seja nos testes experimentais de lançamentos nas suas comunidades de origem.


O sonho de conhecer o céu e a exploração espacial é tão antigo como a imaginação do homem quando se pôs a observá-lo. Os mitos antigos das culturas de todo o mundo narram histórias de heróis que tentam conquistar os céus ou o sonho de voar como Ícaro. Mas, para transformar o sonho do voo espacial em realidade, seria necessário desenvolver tecnologias que pudessem propulsionar os exploradores espaciais além da Terra, para o espaço e esta tecnologia seria a construção de foguetes.

O autor inglês Robert Anderson (1635 – 1698) discute em seu livro “The Making of Rockets” de 1696, a produção de foguetes e impulsores em seu trabalho. Foi um entre vários textos sobre construção de foguetes publicados na Europa no século XVII. Por que será a construção de foguetes a tecnologia ideal para alcançar o voo espacial? Isto já era conhecido pelos chineses por volta do século VI d.C., que através do uso prático da propulsão por reação chegaram ao desenvolvimento dos foguetes de fogos de artifício.

Inicialmente usados para celebrar datas festivas, foram posteriormente transformados em armas de guerra. Os foguetes utilizam como princípio de deslocamento a 3ª. Lei de Newton ou Lei da ação e reação (para cada ação existe uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido oposto).






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.