24.1 - M - ÁGUA É TOP. ÁGUA É VIDA!
A
presente Eletiva de Base foi idealizada, elaborada e executada pela Professora Maria
Eudilene de Sousa Castro, e teve por objetivo investigar, analisar, discutir,
refletir e socializar informações acerca da importância da água para a vida
humana e do planeta e seu, paradoxal, desperdício feito pela sociedade na
atualidade. Com efeito, desde criança, aprendemos que a água é fundamental para
a vida na Terra. Embora seja encontrada em cerca de 70% da superfície do
planeta, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano.
Frente
a esta constatação, este projeto eletivo se propôs chamar a atenção para os
pequenos e médios desperdícios domésticos realizados pelos alunos em suas
casas, correlacionando os assuntos abordados com o cotidiano destes estudantes.
Para
tal, utilizou-se como ferramenta pedagógico metodológica, debates e discussões; pesquisas bibliográficas, virtuais e
de campo; tabulação de dados e informações; exibição de vídeos;
apresentação de depoimentos; confecção de painéis, desenhos e maquetes;
leitura, interpretação e audição de músicas que abordem a temática; produção,
ensaio e apresentação de dramatizações; dentre outros.
Desde criança, aprendemos que a água é fundamental
para a vida na Terra. Embora seja encontrada em cerca de 70% da superfície do
planeta, estima-se que
apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no
entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o
planeta, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso.
Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem
verdadeiros conflitos por água. A água é responsável pelo surgimento e
manutenção da vida e está presente na composição de todos os seres vivos.
Não bastasse isso tudo,
a água é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, já que
participa de todos os processos corporais desde a regularização dos fluidos
corporais, o controle prescrito, a termorregulação, os sistemas endócrinos e hormonais,
a filtração e eliminação de excessos e resíduos de metabolização do corpo.
Resumindo, a água é vida em nosso corpo e em nosso planeta.
Em decorrência do
elevado desperdício da água e da necessidade de ressaltar a importância para
desse mineral para a manutenção da vida e para as atividades econômicas,
destacando a relevância do Dia Mundial da Água (22 de março, instituído pela
ONU em 21 de fevereiro de 1992), a presente Eletiva de Base foi pensada e
elaborada com o objetivo de alertar os estudantes e a comunidade escolar sobre
a necessidade de preservar esse recurso da natureza.
Conforme prescrito no artigo 4, da Declaração
Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta
dependem da preservação da água e de seus ciclos”. Ademais, também fazendo
referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho, data em que foi
realizada a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio
Ambiente, na Conferência de Estocolmo, em 1972), torna-se imprescindível
trabalhar essa temática, pois "além da escassez de água, enfrentamos ainda
o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas
atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo”.
O que é confirmado pela
ONU, ao afirmar que 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água
potável. Atualmente uma das grandes preocupações também é a contaminação da
água através de micropartículas dos plásticos, devido ao grande excesso de
plástico liberados no meio ambiente.
Como toda a população
necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia
Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a
água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a
água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por
lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse
direito realmente garantido.
Problematizar
a questão afim de chamar atenção para a temática, no intuito de instigar o
estudo, a análise, a discussão e a mudança de atitudes dos estudantes e da
comunidade escolar, constituiu o escopo deste projeto eletivo. E, nesta
empreitada pedagógica, a escola se configura como uma das principais parceiras
na construção de uma sociedade cada vez mais consciente e comprometida com a
sustentabilidade e o futuro do planeta.
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