24.1 - M - ÁGUA É TOP. ÁGUA É VIDA!

 

A presente Eletiva de Base foi idealizada, elaborada e executada pela Professora Maria Eudilene de Sousa Castro, e teve por objetivo investigar, analisar, discutir, refletir e socializar informações acerca da importância da água para a vida humana e do planeta e seu, paradoxal, desperdício feito pela sociedade na atualidade. Com efeito, desde criança, aprendemos que a água é fundamental para a vida na Terra. Embora seja encontrada em cerca de 70% da superfície do planeta, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano.

Frente a esta constatação, este projeto eletivo se propôs chamar a atenção para os pequenos e médios desperdícios domésticos realizados pelos alunos em suas casas, correlacionando os assuntos abordados com o cotidiano destes estudantes.

Para tal, utilizou-se como ferramenta pedagógico metodológica, debates e discussões; pesquisas bibliográficas, virtuais e de campo; tabulação de dados e informações; exibição de vídeos; apresentação de depoimentos; confecção de painéis, desenhos e maquetes; leitura, interpretação e audição de músicas que abordem a temática; produção, ensaio e apresentação de dramatizações; dentre outros.

Desde criança, aprendemos que a água é fundamental para a vida na Terra. Embora seja encontrada em cerca de 70% da superfície do planeta, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o planeta, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água. A água é responsável pelo surgimento e manutenção da vida e está presente na composição de todos os seres vivos.

Não bastasse isso tudo, a água é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, já que participa de todos os processos corporais desde a regularização dos fluidos corporais, o controle prescrito, a termorregulação, os sistemas endócrinos e hormonais, a filtração e eliminação de excessos e resíduos de metabolização do corpo. Resumindo, a água é vida em nosso corpo e em nosso planeta.

Em decorrência do elevado desperdício da água e da necessidade de ressaltar a importância para desse mineral para a manutenção da vida e para as atividades econômicas, destacando a relevância do Dia Mundial da Água (22 de março, instituído pela ONU em 21 de fevereiro de 1992), a presente Eletiva de Base foi pensada e elaborada com o objetivo de alertar os estudantes e a comunidade escolar sobre a necessidade de preservar esse recurso da natureza.

Conforme prescrito no artigo 4, da Declaração Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”. Ademais, também fazendo referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho, data em que foi realizada a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, na Conferência de Estocolmo, em 1972), torna-se imprescindível trabalhar essa temática, pois "além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo”.

O que é confirmado pela ONU, ao afirmar que 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Atualmente uma das grandes preocupações também é a contaminação da água através de micropartículas dos plásticos, devido ao grande excesso de plástico liberados no meio ambiente.

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.

Problematizar a questão afim de chamar atenção para a temática, no intuito de instigar o estudo, a análise, a discussão e a mudança de atitudes dos estudantes e da comunidade escolar, constituiu o escopo deste projeto eletivo. E, nesta empreitada pedagógica, a escola se configura como uma das principais parceiras na construção de uma sociedade cada vez mais consciente e comprometida com a sustentabilidade e o futuro do planeta.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.