23.2 V - CAFÉ LITERARTE: A LITERATURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO!

‘Café Literarte’ é um projeto interdisciplinar, interdiscursivo, cujo propósito é apresentar de forma lúdica e ao mesmo tempo responsável, a importância de uma conjunção de temas que podem se tornar pertinentes a vários outros campos do conhecimento. Essa eletiva tem como foco a apresentação de eventos que dialogam e se adequam com diferentes linhas do pensamento acadêmico, popular e regional, abarcando saberes diversos. O diálogo entre os vários saberes tem relevância nesse processo. Tal qual a vida, as artes se interpenetram. Música, poesia, o corpo, todos fazem parte de um mosaico de saberes que enriquecem um país tão múltiplo como o Brasil.

Portanto, entende-se este projeto como um recurso didático-metodológico que visa tornar o conhecimento da Literatura algo significativo e informativo que possa ser utilizado socialmente, desempenhando o papel que a Linguagem tem como responsabilidade: externar as reflexões individuais e construir a percepção do contexto histórico em que ela está sendo inserida.

Todos os educadores conscientes e atentos às dificuldades que os estudantes trazem nos tempos atuais, especialmente neste momento que vive a humanidade, reconhecem o valor da leitura para a construção do conhecimento e para a consolidação da aprendizagem.

A leitura é chave para a construção do conhecimento em toda e qualquer área do saber e do fazer humano. A leitura contribui para o desenvolvimento mental, forma e enriquece o vocabulário, estimula a criatividade, tão essencial para reinvenção nestes tempos e para superação de dificuldades e dramas pessoais ou sociais, e para oferecer possibilidades de renovação e motivação para o crescimento de cada educando.

Acontece, porém, que incentivar e motivar para a leitura não é tarefa fácil, especialmente em tempos de redes sociais, quando a comunicação exige agilidade e rapidez e o mundo busca o imediatismo das relações. No entanto, quem experimentou sabe o valor de um bom livro nas mãos e o quanto a boa leitura pode produzir no espírito, levar a uma reflexão crítica e tomada de posição, no meio em que se vive e frente às transformações e exigências da atualidade, seja no âmbito escolar, do trabalho, da política, enfim, da vida.

Por isso, oportunizar situações de leitura no Ensino Médio, com diversidade literária e textual, adequada à faixa etária da adolescência e juventude, conectada com as realidades atuais, representa um grande enriquecimento para os estudantes, além de contribuir para sua aprendizagem em todas os componentes curriculares, desenvolvendo a capacidade de compreensão e interpretação do mundo à sua volta, proporcionando condições de pesquisa, resumo, análise, crítica, julgamento e nas diversas situações do cotidiano.

Dessa forma, a criação da eletiva Café Literarte motivou-se pela constatação da falta do hábito de leitura da maioria dos discentes, trazendo como consequências dificuldades na organização das ideias na produção escrita. Promover esse projeto possibilitará o contato com a leitura, de maneira prazerosa, e o acesso a textos que, provavelmente, os estudantes não fariam sem a mediação docente. A utilização de diferentes gêneros literários, no momento do projeto, possibilitará aos estudantes a ampliação da aquisição de vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita e a percepção da estrutura de diversos gêneros literários.  





 























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.