23.2 M - BELEZA, MAS QUE BELEZA?!
A presente Eletiva de Base tem por escopo propiciar aos estudantes a aquisição de conhecimentos atrelados a influência da indústria cosmética e mídias digitais na construção e disseminação de ideais estereótipos em adolescentes, e o impacto da geração destes produtos e bens de consumo não duráveis no meio ambiente, possibilitando, através da abordagem dos conteúdos atrelados ao tema, ampliar a visão conteúdista para os processos que envolvem sua construção como indivíduo e sua relação com o meio ambiente.
Nas últimas décadas, o
mundo tem se deparado com as constantes mudanças climáticas e o aumento do
número de desastres naturais decorrentes de agentes antropogênicos, em sua
maioria, oriundos do acúmulo de resíduos sólidos na atmosfera, em grande parte
resíduos têxtis, micro e nano plásticos que, ao retornarem para o sistema, são
confundidos com alimento para a fauna marinha.
O resultado do consumo
desordenado destes produtos manufaturados é a geração de grandes quantidades de
resíduos, que nem sempre são reutilizados, reciclados ou recebem qualquer tipo
de tratamento antes de serem lançados em corpos aquáticos, causando danos a
cadeia trófica marinha e ao meio ambiente. (CAIXETA; CAIXETA; MENEZES FILHO, 2018).
A indústria cosmética
bem como as mídias digitais, exercem um papel crucial para que este fato
ocorra, partindo da sua influência no estabelecimento e disseminação de padrões
de beleza e lifestyle voltados para o
consumo desordenado de itens “da moda”, ou seja, vendem a ideia, através das
redes, que para ser aceito, é necessário estar sempre dentro dos padrões anunciados.
Este é um fato
preocupante, haja vista, que grande parte dos consumidores destes conteúdos,
são jovens e adolescentes em processo de busca da identidade pessoal. As mídias
podem ter grande impacto para o surgimento de doenças psíquicas relacionadas a
autoimagem, à medida que o indivíduo fica exposto a estímulos que criam
idealizações relativas a padrões de corpos e vidas perfeitas, influenciando na
autoimagem e autoestima (SPAMER E CARVALHO, 2022 et al.;).
Visando isto, a
presente Eletiva de Base pretende analisar e refletir sobre os impactos
ambientais e sociais causados pela influência das mídias digitais e indústria
cosmética na construção de disseminação de padrões de beleza e estereótipos
inalcançáveis.



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