23.2 M - BELEZA, MAS QUE BELEZA?!

A presente Eletiva de Base tem por escopo propiciar aos estudantes a aquisição de conhecimentos atrelados a influência da indústria cosmética e mídias digitais na construção e disseminação de ideais estereótipos em adolescentes, e o impacto da geração destes produtos e bens de consumo não duráveis no meio ambiente, possibilitando, através da abordagem dos conteúdos atrelados ao tema, ampliar a visão conteúdista para os processos que envolvem sua construção como indivíduo e sua relação com o meio ambiente.

Nas últimas décadas, o mundo tem se deparado com as constantes mudanças climáticas e o aumento do número de desastres naturais decorrentes de agentes antropogênicos, em sua maioria, oriundos do acúmulo de resíduos sólidos na atmosfera, em grande parte resíduos têxtis, micro e nano plásticos que, ao retornarem para o sistema, são confundidos com alimento para a fauna marinha.

O resultado do consumo desordenado destes produtos manufaturados é a geração de grandes quantidades de resíduos, que nem sempre são reutilizados, reciclados ou recebem qualquer tipo de tratamento antes de serem lançados em corpos aquáticos, causando danos a cadeia trófica marinha e ao meio ambiente. (CAIXETA; CAIXETA; MENEZES FILHO, 2018).

A indústria cosmética bem como as mídias digitais, exercem um papel crucial para que este fato ocorra, partindo da sua influência no estabelecimento e disseminação de padrões de beleza e lifestyle voltados para o consumo desordenado de itens “da moda”, ou seja, vendem a ideia, através das redes, que para ser aceito, é necessário estar sempre dentro dos padrões anunciados.

Este é um fato preocupante, haja vista, que grande parte dos consumidores destes conteúdos, são jovens e adolescentes em processo de busca da identidade pessoal. As mídias podem ter grande impacto para o surgimento de doenças psíquicas relacionadas a autoimagem, à medida que o indivíduo fica exposto a estímulos que criam idealizações relativas a padrões de corpos e vidas perfeitas, influenciando na autoimagem e autoestima (SPAMER E CARVALHO, 2022 et al.;).

Visando isto, a presente Eletiva de Base pretende analisar e refletir sobre os impactos ambientais e sociais causados pela influência das mídias digitais e indústria cosmética na construção de disseminação de padrões de beleza e estereótipos inalcançáveis.























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