23.1 V - DOS PERGAMINHOS AO WI-FI: AMPLIANDO O REPERTÓRIO DA COMUNICAÇÃO!
Assim,
“Dos Pergaminhos ao Wi-Fi” oportunizou aos alunos uma discussão e
reflexão a partir de fatos históricos que influenciaram aquilo que hoje conhecemos
como mundo globalizado, e como o ato de ler e escrever, bem como as inúmeras linguagens,
foram essenciais para esse processo.
Com efeito,
o ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem
em suas manifestações em diversas situações de uso, inclusive a estética,
pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento (no ambito escolar), e
ao pleno exercício da cidadania (na vida em sociedade como um todo).
Com esta eletiva, pretendeu-se tematizar o universo da Leitura, Escrita e Comunicação, por
meio de textos diversos que aludiram ao que hoje chamamos de Mundo Globalizado e
sua origem, enquanto fruto de um processo histórico que começou na primeira
metade do século XVI, conhecido como as Grandes Navegações, mais
especificamente a partir da chegada do europeu no território americano (haja
visto que a ligação entre o “Velho” e o “Novo” continente estabeleceu laços que
se mantêm até os dias de hoje).
Assim, os frutos deste processo histórico foram
discutidos a partir da influência adquridas mediante a leitura e a linguagem
como elemento efetivo nesse processo. A intenção foi fazer com que os alunos da
1ª série do Ensino Médio entendessem os
processos históricos que legitimaram a possibilidade de conversarmos em tempo
real com alguém que está do outro lado do mundo, e como as linguagens foram
importantes para a efetivação desse processo.
Por
conta disso, ao longo deste projeto eletivo foram abordados textos que tematizaram
as Grandes Navegações, o capitalismo, o poder da Internet no processo de
mundialização das informações, dentre outros. E nesse contexto, esta Eletiva se propôs
contribuir com o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, e da
oralidade, possibilitando o desenvolvimento do espírito crítico dentro do
contexto linguístico, ampliando o vocabulário e promovendo uma
interação com textos verbais e não verbais.
Isso porque esta proposta
eletiva foi norteada pela pretensão de analisar a importância da linguagem
e as deficiências nas habilidades de leitura e escrita, dentro dos processos
comunicativos, bem como a implicação desses déficits na comunicação e no pleno
exercício da cidadania, por meio de multitextos acerca da história da comunicação,
buscando estratégias pedagógicas de superação dessas deficiências discentes.
Com
efeito, é
na produção de texto que ele tem a
possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um
simples leitor para atuar também como autor, como produtor de um texto.





























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