23.1 V - DOS PERGAMINHOS AO WI-FI: AMPLIANDO O REPERTÓRIO DA COMUNICAÇÃO!

A Eletiva de Base ‘Dos Pergaminhos ao Wi-fi: Ampliando o Repertório da Língua Portuguesa!’ foi pensada e elaborada pelo Professor Nilson Sampaio, e desenvolvida com as turmas 100 e 101, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Vespertino, como tentativa de mitigar ou minimizar o déficit nas habilidades de leitura e escrita dos estudantes, e, por consequência, o impacto que este déficit tem na comunicação destes estudantes com o mundo que os cerca.

Assim, “Dos Pergaminhos ao Wi-Fi” oportunizou aos alunos uma discussão e reflexão a partir de fatos históricos que influenciaram aquilo que hoje conhecemos como mundo globalizado, e como o ato de ler e escrever, bem como as inúmeras linguagens, foram essenciais para esse processo.

Com efeito, o ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas manifestações em diversas situações de uso, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais  áreas do conhecimento (no ambito escolar), e ao pleno exercício da cidadania (na vida em sociedade como um todo).

Com esta eletiva, pretendeu-se tematizar o universo da Leitura, Escrita e Comunicação, por meio de textos diversos que aludiram ao que hoje chamamos de Mundo Globalizado e sua origem, enquanto fruto de um processo histórico que começou na primeira metade do século XVI, conhecido como as Grandes Navegações, mais especificamente a partir da chegada do europeu no território americano (haja visto que a ligação entre o “Velho” e o “Novo” continente estabeleceu laços que se mantêm até os dias de hoje).

Assim, os frutos deste processo histórico foram discutidos a partir da influência adquridas mediante a leitura e a linguagem como elemento efetivo nesse processo. A intenção foi fazer com que os alunos da 1ª série do Ensino Médio  entendessem os processos históricos que legitimaram a possibilidade de conversarmos em tempo real com alguém que está do outro lado do mundo, e como as linguagens foram importantes para a efetivação desse processo.

Por conta disso, ao longo deste projeto eletivo foram abordados textos que tematizaram as Grandes Navegações, o capitalismo, o poder da Internet no processo de mundialização das informações, dentre outros. E nesse contexto, esta Eletiva se propôs contribuir com o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, e da oralidade, possibilitando o desenvolvimento do espírito crítico dentro do contexto linguístico, ampliando o vocabulário e promovendo uma interação com textos verbais e não verbais.

Isso porque esta proposta eletiva foi norteada pela pretensão de analisar a importância da linguagem e as deficiências nas habilidades de leitura e escrita, dentro dos processos comunicativos, bem como a implicação desses déficits na comunicação e no pleno exercício da cidadania, por meio de multitextos acerca da história da comunicação, buscando estratégias pedagógicas de superação dessas deficiências discentes.   

Com efeito, é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor para atuar também como autor, como produtor de um texto.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.