24.1 - M - MI - FÁ - LÁ DESSE SOM!
A
presente Eletiva de Base foi idealizada e elaborada pela professora Magda Patrícia Cardoso dos Santos, e desenvolvida juntamente com os alunos a 1ª Série do ensino Médio do Centro de Ensino Teresinha alves Rocha - CETAR, E teve por objetivo enfatizar a importância do som como veículo
de interação e emoção, e seu papel na música como meio de produção da mesma,
junto aos componentes Física, Arte e Biologia, com o objetivo de analisar
conhecer e descrever o processo do som quanto a realização de sua formação e
atuação, gerando no ser humano emoções afetivas e produzindo sons regulares
através da música. Realizando assim, aulas expositivas, pesquisas, rodas de
conversa, trabalhos em grupo etc, com o auxílio de vídeo aulas, instrumentos
musicais e dinâmicas que produzam som.
Atualmente o cenário
educacional tem assumido importante condição na hierarquia dos níveis de
conhecimento e seus saberes. Entretanto, na mesma medida em se que avançam os
saberes, surge a necessidade de (re)ajustes em suas formas de disseminação.
Mediante isso, Capra
(2002, p. 14-19) diz que atualmente o mundo está conectado e os fenômenos
naturais, sociais e psicológicos estão interligados e cada vez mais
interdependentes, no contexto das elaborações sistêmicas e cartesianas e do
equilíbrio individual e social, suscitados pela sociedade como um todo, sem
suprir as necessidades envolvidas.
Através da música, enquanto
som - em sua acepção mais lata, novas possibilidades podem ser
experimentadas dentro do processo de ensino aprendizagem, pois esta abrange
outras facetas do processo educacional envolvidas com as componentes
curriculares e seus conteúdos, possibilitando uma abordagem interdisciplinar,
como por exemplo, na Biologia (com os efeitos psicossomáticos da/na emoção,
da/na criatividade, etc.), na Física (com as ondas sonoras e suas
representações), e na Arte (com a linguagem artística, corporal e musical.
Nesse caso pode-se
acompanhar as palavras de Gardner (1994, p. 76-81) que se apoia na ideia, de que
os elementos auditivos e orais possuem papéis fundamentais na linguagem agindo diretamente
nas inteligências linguística e musical.
Grosso
modo, a eletiva de Base ‘MI – Fá - Lá desse Som!’ tem por escopo
analisar o fenômeno do som, desde a sua origem, a sua
manifestação/produção/propagação e acústica (no âmbito da Física), a sua
produção deliberada e artística, sua composição, sua importância no
desenvolvimento de habilidades, como o saber ouvir/interpretar, e sua presença
na música, como principal elemento constituinte (na perspectiva da Arte), bem
como a sua influência psicossomática e instigativa, desencadeando/suscitando
emoções e reações diversas no organismo humano, por meio do estudo e do debate
acerca dos aspectos que lhe são inerentes, como melodia, harmonia, ritmo, intensidade,
etc.
Com efeito, entender a
música além da perspectiva artística e conhecer aspectos científicos que podem
proporcionar um aumento significativo na interpretação e apreciação da mesma,
além de promover a aproximação de saberes que muitas vezes são vistas como
independentes. Acreditamos que a música pode contribuir para reequilibrar as
dinâmicas de aprendizagem na escola, aproximando, de um lado, o tácito do
explicito, e de outro, o perceptivo do cognitivo. (GRANJA, 2006).
Nesse sentido, e de modo mais detalhado, um
dos nossos objetivos foca em conhecer aspectos do som através do estudo da
Física, uma vez que o som é uma onda longitudinal e mecânica e
que, portanto, necessita de um meio físico para ser propagada, apresentando sua
origem esclarecem o que é uma onda sonora e como ela se propaga, para compreender
fenômenos relacionados às suas características
e propriedades.
Podemos entender o som
como uma vibração que se propaga no ar e em outros meios formando regiões de
compressão e rarefação, ou seja, altas e baixas pressões, além de propriedades,
como velocidade de propagação, comprimento de onda, frequência e amplitude, quando
falamos em música, podemos falar sobre inúmeros conceitos, como altura,
intensidade, timbre, intervalos, etc, Cada um desses conceitos tem uma
influência específica no que ouvimos.
Partindo desse pressuposto, neste projeto eletivo a música foi, simultaneamente, abordada como objeto de conhecimento (em suas múltiplas interfaces e usos) e como instrumento metodológico, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e possibilitando uma maior capacidade de concentração nos discentes deste Centro de Ensino. Afinal, é preciso aprender a ouvir, ouvir e aprender ouvindo!


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