24.1 - M - MI - FÁ - LÁ DESSE SOM!

 

A presente Eletiva de Base foi idealizada e elaborada pela professora Magda Patrícia Cardoso dos Santos, e desenvolvida juntamente com os alunos a 1ª Série do ensino Médio do Centro de Ensino Teresinha alves Rocha - CETAR, E teve por objetivo enfatizar a importância do som como veículo de interação e emoção, e seu papel na música como meio de produção da mesma, junto aos componentes Física, Arte e Biologia, com o objetivo de analisar conhecer e descrever o processo do som quanto a realização de sua formação e atuação, gerando no ser humano emoções afetivas e produzindo sons regulares através da música. Realizando assim, aulas expositivas, pesquisas, rodas de conversa, trabalhos em grupo etc, com o auxílio de vídeo aulas, instrumentos musicais e dinâmicas que produzam som.

Atualmente o cenário educacional tem assumido importante condição na hierarquia dos níveis de conhecimento e seus saberes. Entretanto, na mesma medida em se que avançam os saberes, surge a necessidade de (re)ajustes em suas formas de disseminação.

Mediante isso, Capra (2002, p. 14-19) diz que atualmente o mundo está conectado e os fenômenos naturais, sociais e psicológicos estão interligados e cada vez mais interdependentes, no contexto das elaborações sistêmicas e cartesianas e do equilíbrio individual e social, suscitados pela sociedade como um todo, sem suprir as necessidades envolvidas.

Através da música, enquanto som - em sua acepção mais lata, novas possibilidades podem ser experimentadas dentro do processo de ensino aprendizagem, pois esta abrange outras facetas do processo educacional envolvidas com as componentes curriculares e seus conteúdos, possibilitando uma abordagem interdisciplinar, como por exemplo, na Biologia (com os efeitos psicossomáticos da/na emoção, da/na criatividade, etc.), na Física (com as ondas sonoras e suas representações), e na Arte (com a linguagem artística, corporal e musical.

Nesse caso pode-se acompanhar as palavras de Gardner (1994, p. 76-81) que se apoia na ideia, de que os elementos auditivos e orais possuem papéis fundamentais na linguagem agindo diretamente nas inteligências linguística e musical.

Grosso modo, a eletiva de Base ‘MI – Fá - Lá desse Som!’ tem por escopo analisar o fenômeno do som, desde a sua origem, a sua manifestação/produção/propagação e acústica (no âmbito da Física), a sua produção deliberada e artística, sua composição, sua importância no desenvolvimento de habilidades, como o saber ouvir/interpretar, e sua presença na música, como principal elemento constituinte (na perspectiva da Arte), bem como a sua influência psicossomática e instigativa, desencadeando/suscitando emoções e reações diversas no organismo humano, por meio do estudo e do debate acerca dos aspectos que lhe são inerentes, como melodia, harmonia, ritmo, intensidade, etc.

Com efeito, entender a música além da perspectiva artística e conhecer aspectos científicos que podem proporcionar um aumento significativo na interpretação e apreciação da mesma, além de promover a aproximação de saberes que muitas vezes são vistas como independentes. Acreditamos que a música pode contribuir para reequilibrar as dinâmicas de aprendizagem na escola, aproximando, de um lado, o tácito do explicito, e de outro, o perceptivo do cognitivo. (GRANJA, 2006).

 Nesse sentido, e de modo mais detalhado, um dos nossos objetivos foca em conhecer aspectos do som através do estudo da Física, uma vez que  o som é uma onda longitudinal mecânica e que, portanto, necessita de um meio físico para ser propagada, apresentando sua origem esclarecem o que é uma onda sonora e como ela se propaga, para compreender fenômenos relacionados às suas características  e  propriedades.

Podemos entender o som como uma vibração que se propaga no ar e em outros meios formando regiões de compressão e rarefação, ou seja, altas e baixas pressões, além de propriedades, como velocidade de propagação, comprimento de onda, frequência e amplitude, quando falamos em música, podemos falar sobre inúmeros conceitos, como altura, intensidade, timbre, intervalos, etc, Cada um desses conceitos tem uma influência específica no que ouvimos.

Partindo desse pressuposto, neste projeto eletivo a música foi, simultaneamente, abordada como objeto de conhecimento (em suas múltiplas interfaces e usos) e como instrumento metodológico, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e possibilitando uma maior capacidade de concentração nos discentes deste Centro de Ensino. Afinal, é preciso aprender a ouvir, ouvir e aprender ouvindo!





























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.