23.1 M - MEUS INSETOS FAVORITOS!


A Eletiva de Base ‘Meus Insetos Favoritos!’ foi idealizada e desenvolvida pelo Professor José Arivelton Paiva Loura, e implementada com alunos e alunas da 2ª série do Ensino Médio, das turmas 200 - Ciências da Saúde (CS) e 200 - Ciências Sociais, Econômicas e Administrativas (CSEA), do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.

O objetivo deste projeto eletivo foi conhecer e compreender as diferentes ordens e espécies de insetos existentes na comunidade local, levando em consideração seus diferentes habitats e suas características morfológicas específicas.

Com efeito, os insetos formam o grupo mais diversificado de organismos sobre a Terra, representando aproximadamente 60% de todas as espécies conhecidas. (RAFAEL et al., 2012). Esses animais vivem no planeta há cerca de 350 milhões de anos e evoluíram adaptando-se a quase todos os tipos de hábitat (TRIPLEHORN; JOHNSON, 2011). 

Muitos insetos são extremamente importantes para os humanos, colaborando na polinização e no auxílio da produção agrícola, fornecendo produtos (mel, cera, seda e outros) e também servindo como alimento para outros animais (como pássaros e peixes). (TRIPLEHORN; JOHNSON, 2011; RAFAEL et al., 2012). Contudo, uma parte das espécies do grupo é qualificada como prejudicial ao homem (pragas, vetores de patógenos e outros) (GALLO et al., 2002; BUZZI, 2010; TRIPLEHORN; JOHNSON, 2011).

Os insetos podem ser usados como modelos para trabalhar diversas áreas do conhecimento (Zoologia, Ecologia, Etologia, Método Científico e muitas outras) e não apenas o conteúdo específico de Entomologia. Alguns estudos já demonstram a importância e a viabilidade de trabalhar o conteúdo “Insetos”, de forma alternativa e diferenciada nas escolas, favorecendo e estimulando o aprendizado dos discentes. (WOLFF et al., 2009; LEAL et al., 2011; SANTOS; SOUTO, 2011; LOPES et al., 2013).

Assim, as atividades com esse grupo de animais podem ser iniciadas e embasadas em uma coleção entomológica didática, permitindo um contato direto com o objeto de estudo, com a criação de exposições ou feiras de ciências, entre outros.

Uma coleção entomológica é a reunião ordenada de espécimes (insetos) devidamente preservados, com um determinado objetivo. Existem vários tipos de coleção entomológica que podem ser classificadas conforme sua finalidade: coleção didática, coleção de pesquisa, coleção regional, coleção especial e outras. (PAPAVERO, 1994). As coleções entomológicas didáticas são ferramentas destinadas ao ensino, à demonstração e ao treinamento, podendo ser desenvolvidas em diferentes níveis de ensino. O presente material destina-se somente ao uso nas atividades de ensino.


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.