23.1 M - ÉTICA NOS JOGOS DIGITAIS.

A Eletiva de Base ‘Ética nos jogos Digitais’ foi pensada e desenvolvida pela Professora Maria Eudilene de Sousa Castro, com os alunos das turmas 100, 101 e 102, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Matutino, desta escola, e teve por propósito suscitar a discussão e fomentar os estudos acerca da influência dos jogos digitais no comportamento de adolescentes e jovens, frente à demanda e oferta cada vez mais crescente por esse tipo de entretenimento.

Com isso, almejou-se também promover reflexões sobre a  ética, sob o ponto de vista da Filosofia e da Sociologia. Com efeito, todo esse conteúdo programático foi desenvolvido a partir da análise de diferentes concepções filosóficas sobre a ética e as possíveis consequências dos jogos digitais nas relações dos adolescentes e jovens consigo mesmos, com suas famílias, com a escola e com o mundo social a que eles pertencem.

Diante de uma nova realidade, um novo modelo de comportamento social (que é o aumento cada vez maior de pessoas fazendo uso de jogos digitais) tem se tornado uma realidade vivenciada principalmente por adolescentes e jovens, o que interfere diretamente na mudança de estilo de vida e inversão de valores sociais. Mediante essa mudança sociocomportamental, faz-se necessário uma discutição dessa situação.

Esse hábito cada vez mais presente, como forma de entretenimento e como uma maneira de passar o tempo, tem feito com que tenhamos mudanças profundas de valores nas instituições familiares e escolares, desde aspectos positivos, que são desenvolvidos com o uso desses jogos eletrônicos, como também aspectos negativos.

Assim, esta eletiva de base buscou, ao longo de sua implementação, analisar conjuntamente com os estudantes o impacto dos jogos virtuais na vida de estudantes jovens e adolescentes e sua implicação ética nas múltiplas relações destes discentes com as instituições familiar e escolar, fundamentando alternativas comportamentais na contribuições da Geografia e da Filosofia na construção da ética e da moral no mundo digital.

  

    

Atividade em sala.

Em suma, este projeto eletivo almejou implementar estudos e debates com os alunos e alunas afim de promover a ampliação do conhecimento sobre a temática para o desenvolvimento do pensamento crítico e de comportamentos responsáveis e saudáveis no meio digital. 

Momento de Culminância da Eletiva 'Ética nos Jogos Digitais'.


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