23.1 M - ÉTICA NOS JOGOS DIGITAIS.
A Eletiva de Base ‘Ética nos jogos Digitais’ foi pensada e desenvolvida
pela Professora Maria Eudilene de Sousa Castro, com os alunos das turmas 100,
101 e 102, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Matutino, desta escola, e teve
por propósito suscitar a discussão e fomentar os estudos acerca da influência dos jogos digitais
no comportamento de adolescentes e jovens, frente à demanda e oferta cada vez mais crescente
por esse tipo de entretenimento.
Com isso, almejou-se também promover reflexões sobre a ética, sob o ponto de vista da Filosofia e da Sociologia. Com efeito, todo esse conteúdo programático foi desenvolvido a partir
da análise de diferentes concepções filosóficas
sobre a ética e as possíveis consequências dos jogos digitais nas relações dos
adolescentes e jovens consigo mesmos, com suas famílias, com a escola e com o mundo social
a que eles pertencem.
Diante de uma nova realidade, um novo modelo de
comportamento social (que é o aumento cada vez maior de pessoas fazendo uso de
jogos digitais) tem se tornado uma realidade vivenciada principalmente por
adolescentes e jovens, o que interfere diretamente na mudança de estilo de vida
e inversão de valores sociais. Mediante essa mudança sociocomportamental,
faz-se necessário uma discutição dessa situação.
Esse hábito cada vez mais presente, como forma de
entretenimento e como uma maneira de passar o tempo, tem feito com que tenhamos
mudanças profundas de valores nas instituições familiares e escolares, desde
aspectos positivos, que são desenvolvidos com o uso desses jogos eletrônicos,
como também aspectos negativos.
Assim, esta eletiva de base buscou, ao longo de sua
implementação, analisar conjuntamente com os estudantes o
impacto dos jogos virtuais na vida de estudantes jovens e adolescentes e sua
implicação ética nas múltiplas relações destes discentes com as instituições
familiar e escolar, fundamentando alternativas comportamentais na contribuições
da Geografia e da Filosofia na construção da ética e da moral no mundo digital.
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| Atividade em sala. |
Em suma, este projeto eletivo almejou implementar estudos e debates com os alunos e alunas afim de promover a ampliação do conhecimento sobre a temática para o desenvolvimento do pensamento crítico e de comportamentos responsáveis e saudáveis no meio digital.
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| Momento de Culminância da Eletiva 'Ética nos Jogos Digitais'. |







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