2022.2 N - NAS ENTRELINHAS DA CRIATIVIDADE!
A Eletiva de Base “Nas Entrelinhas da Criatividade” foi idealizada e elaborada pelos professores Antonio Francisco Carvalho do Nascimento e Edinaldo Ferreira Aires, e desenvolvida em conjunto com os alunos das turmas 100, 101 e 102, da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos - EJA, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova Olinda do Maranhão - MA.
O projeto pedagógico desta Eletiva foi pensado no intuito de atuar de maneira investigativa e criativa frente a esta temática, tratando as manifestações culturais locais, especialmente do artesanato, como traço genuíno da identidade e da criatividade da população de Nova Olinda, diante das mudanças cada vez mais frequentes e intensas nos cenários tecnológico, econômico, social e cultural e dos mais diversos problemas que a nossa sociedade tem enfrentado nos últimos anos.
Assim, a presente Eletiva de Base, enquanto ação didático-pedagógica realizada envolvendo as componentes curriculares de Arte e História, apresentou a proposta de trabalhar a criatividade discente a partir de distintos enfoques. Com intuito de proporcionar um movimento interdisciplinar através do qual o(a) educando(a) pesquise, estude, reflita e construa sua aprendizagem acerca da temática abordada, uma vez que ser-lhes-á oportunizada a possibilidade de realizar ações educativas capazes de torná-los(las) mais críticos(as) no/do meio em que vivem e melhores protagonistas de sua própria história, manifestando em suas atitudes, pensamento e comportamento esse crescimento enquanto pessoa.
Para esta abordagem acerca das manifestações culturais locais (em especial o artesanato) como marca identitária genuína deste povo, aos/ás alunos/as foram oferecidas informações técnicas e teóricas para análise e reflexão, no intuito de suscitar inspiração artístico-cultural nos discentes, propiciando a criação/produção de artefatos culturais, materiais e/ou imateriais.
Nesse processo produtivo e criador, os estudantes foram orientados a utilizar materiais recicláveis, em suas diversas possibilidades, dando condições aos discentes de conhecer, aprofundar e assimilar conceitos básicos pertinentes aos campos curriculares da Arte e da História. Esse fio condutor pedagógico perpassou todo o processo de implementação desta Eletiva, de tal maneira que o impacto provocado pelos resultados obtidos intensificou o desenvolvimento da técnica em sua operacionalização prática de livre criação.
Neste propósito, o objetigo geral da referida Eletiva foi analisar as manifestações culturais locais, de especial modo a artístico-artesanais, resgatando e valorizando o orgulho da identicidade cultural do povo de Nova Olinda do Maranhão, aprofundando o conhecimento de seus traços e potencialidades, a partir da percepção e criatividade artesanal, viabilizando um melhor relacionamento entre seus pares e trabalhando em equipe de maneira a transformarem mutuamente sua arte e criatividade em realidade.
Por conta disto, foram pré-estabelecidos os seguintes objetivos específicos:
• Identificar e caracterizar a produção cultural artesanal de Nova Olinda do Maranhão;
• Analisar historicamente a formação e o desenvolvimento do artesanato local.
• Conhecer as conquistas e desafios da atividade artístico-artesanal enquanto geradora de renda e benefícios sociais.
• Suscitar o orgulho e o sentimento de pertença do povo novaolindense a sua identidade cultural;
• Produzir artefatos artesanais inspirados na cultura local;
• Reconhecer a escola como espaço para o convívio social e cultural dos estudantes;
• Caracterizar e estimular o protagonismo estudantil nas práticas culturais;
• Identificar perfis profissionais correlacionados à área das linguagens e práticas culturais;
• Dialogar acerca do respeito, da valorização e participação juvenil em práticas artístico culturais;
• Mobilizar conhecimentos que potencializam atitudes responsáveis e respeitosas no convívio com as diferenças sociais e culturais.
Por isso, a proposta de desenvolvimento desta Eletiva de Base, que foi planejada e elaborada a partir da observação e do diálogo com os alunos, considerando a capacidade criadora e a inventividade artística destes estudantes, insere em seu currículo práticas diversificadas de construção de conhecimento.
Diante de todo o contexto em evidência, e vinculada às componentes Arte e História, a Eletiva “Nas Entrelinhas da Criatividade” almeja resgatar e fortalecer o espírito da cultura local, em suas manifestações artísticas e artesanais, favorecendo a busca investigativa de informações (por meio de pesquisas virtuais e bibliográficas, e entrevistas com questionários semiestruturados), a fim de coletar dados que se consubstanciarão em conhecimento da realidade local.
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)






.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)





.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário