NOVO ENSINO MÉDIO
O
início de mais um ano letivo sempre se apresenta com muitos desafios, independente do
tempo de experiência das redes de ensino e suas unidades escolares, isso ocorre
pela dinâmica social e demandas que surgem a cada ano, a fim de promover
uma oferta de educação de qualidade e assegurar os direitos de aprendizagens aos estudantes.
Em
2022, para o Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova olinda Olinda do Maranhão - MA, bem como para toda a rede estadual de ensino, agregam-se novos desafios com a implementação da Reformulação do Ensino Médio,
que traz em seu cerne uma nova arquitetura curricular, gerando mudanças de toda ordem
e natureza na gestão educacional. O que exige um esforço
maior da rede de ensino
e de toda comunidade escolar em sua implementação.
Assim, a presente postagem se apresenta como forma de auxiliar os(as) estudantes e os(as) profissionais da educação deste Centro de Ensino nesse
processo de transição da Reformulação do Ensino Médio.
. N O V A S D I S C I P L I N A S .
P R O J E T O D E V I D A
Disciplina para os estudantes desenvolverem as dimensões sociocultural e afetiva ao exercício da cidadania, numa perspectiva de valorização, projeção e realização dos sonhos individuais e coletivos. Um dos propósitos é o desenvolvimento de habilidades e competências que deem condições aos estudantes de ação (iniciativa), escolha com autonomia (liberdade), responsabilidade (compromisso).
T U T O R I A
A Tutoria é uma disciplina com caráter de estratégia pedagógica para orientar os estudantes quanto ao desenvolvimento de habilidades de autogestão da sua vida acadêmica, bem como de tomar decisões baseadas em critérios relevantes para o alcance de seus objetivos, além das responsabilidades inerentes à convivência escolar e social.
E L E T I V A S D E B A S E
São disciplinas temáticas obrigatórias, mas de livre escolha do estudante, ofertadas semestralmente, propostas pelos professores e pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados em todas as disciplinas escolares.
P R É - I T I N E R Á R I O S F O R M A T I V O S
São disciplinas que têm como foco oportunizar aos alunos a experimentação do que vem a ser cada Itinerário Formativo, facilitando a escolha a partir da identificação das possibilidades de aprofundamentos próprios a cada Itinerário Formativo (Itinerário que compõe a nova arquitetura curricular da rede de ensino):
Ciências Exatas, Tecnológicas e da TerraCiências da SaúdeCiências Humanas e LinguagensCiências Sociais, Econômicas e Administrativas
C U L T U R A E S P A N H O L A
Disciplina que objetiva dar ao estudante a possibilidade de conhecer a origem da língua espanhola (suas variedades, peculiaridades e aplicações nos diferentes contextos de comunicação), as diversas formas de participação e vivência nos países hispanohablantes (as diferenças culturais, sociais e políticas), a história desses países (e o impacto das colonizações e da independência em suas culturas), bem como as suas manifestações artístico-culturais.
No intuito de colaborar com a construção de um ano letivo mais profícuo para estudantes e profissionais da educação deste Centro de Ensino, esperamos fornecer informações e instruções acerca da Reformulação do Ensino Médio e das mudançãs que tal reestruturação carrega em si, afim de nortear as práticas escolares e a organização das atividades e rotinas pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo que se inicia.
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário