2022.1 M - VAMOS DAR UM ROLÊ PELA CIDADE?

A Eletiva de Base "VAMOS DAR UM ROLÊ PELA CIDADE?" foi idealizada e desenvolvida pelos Professores Roabe de Matos Araújo e Maria Eudilene Sousa Castro, com as turmas 100 e 102 da 1ª Série, do turno Matutino, deste Centro de Ensino, no 1º semestre do ano de 2022. 

A presente Eletiva teve como escopo atuar de forma interdisciplinar junto às disciplinas de Educação Física e Geografia, através de aulas expositivas e dialogadas, leituras e análises de textos, gráficos e mapas, debates e discussões sobre a realidade social, problematização de temais sociais, pesquisas, recreações, brincadeiras tradicionais locais, eventos interativos escola-comunidade de atividades físicas (passeio ciclístico, maratona, dança aeróbica, etc)., por meio do uso de textos diversos, mídias audiovisuais, Datashow, etc., relacionando a prática das atividades físicas com a organização paisagístico-arquitetônico e social dos ambientes urbanos.


JUSTIFICATIVA

Frente ao sedentarismo cada vez mais crescente existente em nossa sociedade (e aos problemas de saúde dele decorrentes) e à falta de tempo, de estrutura adequada e/ou de recursos financeiros para a prática de exercícios físicos, a adaptação da realidade de cada ambiente urbano tem sido uma alternativa viável para a pratica de atividades físicas.

Na intenção de analisar e refletir sobre esta realidade, proporcionando uma motivação e mudança comportamental, a presente eletiva tematiza a prática das atividades físicas, em ambientes urbanos abertos, desde ruas, escadarias, praças, parques, dentre outros dependendo da realidade topográfica de cada cidade. Ademais, almeja-se também enfatizar a importância da relação das atividades físicas como uma das propostas de diminuição de alguns dos problemas sociais urbanos no cotidiano, que se agravam cada vez mais no decorrer da história, produzindo uma reflexão para os jovens de como melhorar a sua qualidade de vida.

Nesse propósito, alunos e alunas do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR, terão a oportunidade de pesquisar, analisar e debater este assunto, sendo-lhes viabilizada a possibilidade de mudança atitudinal, motivados pelo conhecimento dos riscos e benefícios dos exercícios físicos e/ou sua ausência.

Neste contexto, a presente Eletiva almeja tematizar a prática da atividade física no ambiente urbano, destacando as interferências, condicionamentos e possibilidades que este último atrela à prática da atividade física.

Com efeito, a realidade de cada ambiente (e grupo social que nele vive!) possibilita algumas práticas e condiciona outras. Com isso, verifica-se - com admiração e louvor - a criatividade das populações (especialmente as menos abastadas socioeconomicamente), que criam, desenvolvem e adaptam atividades (sejam elas própria e intencionalmente de exercícios físicos ou atividades lúdico-recreativas, mas que envolvem movimentos e exercícios corporais).


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar a prática da atividade física nos diferentes perfis urbanos da atualidade, caracterizando a evolução histórica e geográfica dessa atividade, apresentando a possibilidade de realização dos exercícios físicos nos mais variados perfis de ambientes urbanos, bem como os benefícios dessa prática para a saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

§  Conscientizar sobre a importância da atividade física para os estudantes como estimulo e melhoria na qualidade de vida dos mesmo para sua vida futura;

§  Estimular a prática das atividades físicas como forma de proporcionar uma perspectiva na vida dos estudantes, como também para o sucesso dos mesmos em outras atividades no meio urbano, exemplo o trabalho, a vida em sociedade.

§  Caracterizar a evolução histórico-geográfica da atividade física.

§  Conhecer a possibilidade de realização dos exercícios físicos nos variados perfis de ambientes urbanos;

§  Reconhecer que as cidades são frutos dos processos históricos e de inúmeras práticas sociais, que podem se originar de planos pré-elaborados ou não;

§  Compreender a importância do planejamento urbano, que levem em conta a relação política e social de modo a reduzir os problemas urbanos;

§  Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

§  Conhecer os benefícios da prática de atividade física para a saúde.



CULMINÂNCIA DA ELETIVA


A aluna Sofia Valena Silva Alencar, da turma 101 Matutino, foi a Cerimonialista da Culminância da Eletiva.


Ao longo da Culminância, os demais estudantes do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, puderam se deslocar pelos stands da Eletiva, para ouvirem as equipes em suas exposições acerca da temática.















*   *   *
A culminância contou também com o MOMENTO ZUMBA, coordenado pelas alunas 
Maíza Colins de Sousa
Janiele Nascimento Gomes
Emili Francisca da Conceição
da turma 101 Matutino.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.