2022.1 M - EXPERIMENTEI, GOSTEI, POSTEI!
A Eletiva de Base "Experimentei, Gostei, Postei!" foi idealizada e desenvolvida pelo Prof. Robson Costa Silva, com os alunos das turmas 100 e 101 da 1ª Série, do turno Matutino, neste Centro de Ensino, no ano de 2022.
A referida Eletiva visa atuar de maneira interdisciplinar junto aos componentes curriculares de Química e Biologia, através de aulas expositivas e dialogadas, pesquisas, produção de reagentes, seleção de materiais, produção de audiovisual, oficinas laboratoriais, tarefas em equipe, criação e alimentação de um blog, por meio do uso de celular, notebook, datashow, audiovisuais, equipamentos laboratoriais, utensílios medidores, materiais diversos para os experimentos, textos variados, etc., relacionando os vários aspectos de conceitos bioquímicos aos experimentos desenvolvidos na prática pelas equipes de trabalho, e registrados em fotos e vídeos, para alimentar o blog criado pelos discentes.
JUSTIFICATIVA
Apesar
da importância da Química no nosso cotidiano há uma preocupação sobre a
aprendizagem dessa disciplina e a dificuldade do aluno do ensino médio em
relacioná-la com o cotidiano. O ensino de química é realizado com os alunos de
tal forma que eles decorem fórmulas, reações e conceitos, o que gera
dificuldades no processo ensino-aprendizagem, tornando a Química longe da sua
realidade, levando assim ao desinteresse pela disciplina.
A
prática associada à teoria aumenta a compreensão da disciplina em Química, onde
demonstrações feitas pelo professor e experimentos realizados pelo próprio
aluno relacionando o conteúdo já visto em sala de aula com a prática,
utilizando conceitos e fórmulas para assim, formar o elo entre a teoria e prática,
despertando a atenção dos alunos, além de torná-las mais participativas e menos
cansativas.
A falta de laboratório e materiais, pode ser
compensada não totalmente com o uso de materiais alternativos. Mas estes servem
ao fim de despertar nos alunos o interesse e curiosidade dos fenômenos químicos
mostrados nos experimentos essa observação generalizada e curiosa, poderá levar
o aluno ao estudo das ciências naturais.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Estimular os estudantes a serem agentes ativos
do seu conhecimento por meio da Química tão presente ao nosso redor que na
maioria das vezes não entendemos ou enxergamos devido a fórmulas e nomes
difíceis utilizando experimentos temáticos simples e feitos com materiais
alternativos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Estimular o aluno a relacionar a química com o
cotidiano;
•
Utilizar os conhecimentos básicos de química a fim de
se entender os processos químicos ocorridos nos experimentos realizados;
•
Realizar práticas experimentais envolvendo os eixos
de Química Geral: Físico-Química e Química Orgânica;
•
Reconhecer a associação entre nomenclatura de
substâncias com a organização de seus constituintes;
•
Classificar as reações químicas;
•
Fortalecer a teoria e a prática por meio de
experimentos;
•
Possibilitar a aplicação de conceitos e técnicas
referentes às Práticas Experimentais na área de Ciências da Natureza;
•
Realizar experimentos para aumentar a relação entre
teoria e prática no Ensino de Química;
•
Abordar conceitos do cotidiano para que o aluno
entenda como muitas reações químicas acontecem.
CULMINÂNCIA DA ELETIVA
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)




Comentários
Postar um comentário