25.1 V - AÇAIDÊRA
A Eletiva de Base “Açaídêra” foi idealizada, elaborada e apresentada à comunidadde escolar pela Professora Thamires Batalha, e foi desenvolvida em colaboração com os alunos e alunas da 1ª Série do turno Vespertino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, no 1º semestre deste ano de 2025.
Este projeto eletivo pedagógico teve como foco apresentar um panorama geral acerca de um fruto típico e rico da biodiversidade brasileira, o açaí, ou como conhecido cientificamente, Euterpe oleracea. Por se tratar de um elemento importante da cultura brasileira, especialmente amazônica, percebe-se a ausência de uma maior ênfase sobre o fruto em questão e sua importância cultural, para os povos amazonenses, bem como, seu poder econômico, seja para as pequenas comunidades locais, por meio da geração de renda, do extrato da polpa ou mesmo do artesanato, seja para as grandes indústrias que o exportam a nível internacional.
Não se se limitando apenas a seu impacto cultural e econômico, a eletiva buscou trazer também, ao conhecimento dos alunos os benefícios nutricionais que o açaí contém e sua versatilidade culinária. Espera-se que a partir do desenvolvimento da eletiva os alunos sintam-se cada vez mais interessados pelos produtos locais, regionais e nacionais, percebendo o potencial que o açaí possui quando o assunto é cultura, economia e saúde.
A
história do açaí está relacionada com a cultura e a dieta dos povos indígenas
da Amazônia, desde antes do período colonial, comumente consumido acompanhado
de peixe e/ou carne e da farinha ou tapioca. O açaí (nome cientifico: Euterpe oleracea), também conhecido como
juçara, assaí ou açaí-do-pará, é um fruto que nasce no açaizeiro, uma palmeira
da região amazônica na América do Sul. Fruto bacáceo de cor roxa.
A
palavra “açaí” tem origem no tupi-guarani e significa “fruto que chora”, uma
referência ao líquido que é extraído do fruto quando este é pressionado. A
história do açaí está também relacionada com a lenda de Iaçã, filha do cacique
Itaki. Segundo a lenda, Iaçã pediu ao deus Tupã que acabasse com a escassez de
alimento na tribo, após o cacique condenar todos os recém-nascidos à morte.
Iaçã foi encontrada morta na base de uma palmeira, com os olhos abertos fitando
o topo da árvore, onde balançavam pequenos frutos escuros. A tribo passou a se
sustentar com o suco roxo feito a partir da fruta.
A
popularidade do açaí se desenvolveu ao longo do tempo: Nos anos 70, o governo
incentivou a produção e exportação de produtos da Amazônia, o que deu inicio a
indústria do açaí. Já nas décadas seguintes o açaí ganha destaque em todo
território brasileiro e fora dele, como um alimento funcional. Hoje, o Brasil é
o país que mais produz, exporta e consome açaí no mundo (G1, 2020).
Assim,
a presente eletiva visou proporcionar aos alunos um panorama de informações sobre essa fruta
típica e rica da região amazônica brasileira, abordando a sua origem e sua
importância cultural e histórica para os povos indígenas amazônicos. Ademais, este projeto
eletivo visou ainda trazer ao conhecimento dos alunos os nutrientes presentes no
açaí, como antioxidantes, fibras, proteínas e minerais, e seus benefícios para
a saúde.
A
propósito, esta eletiva almejou também explorar a importância econômica do açaí,
buscando entender ser papel na economia das comunidades locais que o cultivam,
colhem e vendem. Os empregos que são gerados de forma direta e indireta, desde
a colheita até a comercialização. E também, o aumento no número e o impacto da
exportação para outros países, assim como, as regiões brasileiras onde mais se
concentram a produção.
Ressalta-se,
que este projeto eletivo trouxe um enfoque significativo a respeito da
comercialização do açaí, a partir da produção do artesanato, visando proporcionar experiências práticas, dentro e fora da sala de aula, com os alunos, por meio de aulas passeio e oficinas.
Nesse sentido, destacou-se o aproveitamento não somente da polpa da fruta, mas
também das folhas, talhos e sementes, o que contribuem como uma prática
sustentável e, consequentemente, para geração de renda em algumas comunidades
por meio da venda dos produtos confeccionados.
As
contribuições desta componente eletiva pretenderam trazer para a sala de aula a
também importância deste fruto para indústria cosmética, a partir dos produtos que
vêm sendo produzidos nas últimas décadas e os benefícios para a saúde da pele.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e, assim, os recursos
naturais que o país contempla vêm sendo cada vez mais explorados na inovação de
produtos cosméticos. Nesse contexto, entre as plantas que contribuem com
compostos altamente eficazes para os cuidados com a pele, destaca-se o açaí, por
ser um fruto rico em antioxidantes, como flavonoides e antocianinas,
responsáveis pela sua coloração roxa. Além de possuir zinco e vitamina C e
E. (KAKUDA et al, 2023).
Quando
o assunto é indústria alimentícia, o açaí é um prato requisitado no cardápio de
muitos restaurantes, acompanhado de petiscos, carnes ou peixes ele tem
conquistado o paladar do Brasil a fora. No entanto, essa delícia não se limita
apenas a culinária salgada, o açaí vem sendo cada vez mais apropriado na
gastronomia goumert e açaiterias, contando com uma expansão variada de doces,
vitaminas, geleias, sorvetes, picolés e cremes. O que aponta, sobretudo, para o
poder e versatilidade desse fruto.
Por se tratar de um produto natural, o açaí possui seus muitos benefícios para saúde, no entanto, é ponderável mencionar a necessidade de abordar uma análise sobre o manejo inadequado do açaí e os possíveis riscos que podem ocasionar à saúde, como, por exemplo, a transmissão de algumas doenças, como por exemplo, a doença de Chagas, cuja transmissão oral se dá pelo consumo de alimentos contaminados. O que ocorre quando o inseto ‘barbeiro’ é moído com o fruto, o parasita é liberado para a polpa do açaí. Com efeito, segundo a SBC (Sociedade brasileira de cardiologia) centenas de casos da doença de Chagas são notificados todos os anos, concentrados principalmente na região Amazônica do país, e entre os principais alimentos contaminados está o açaí.
Com isso, conclui-se que a escola deva proporcionar (e se auto constituir n) esse espaço de troca de informações e conhecimentos básicos para que alunos e comunidade escolar possam estar munidos de tais conhecimentos e serem protagonistas também dos cuidados necessários para o adequado manejo e consumo deste rico alimento.
Através
desta componente curricular, os alunos puderam realizar ainda pesquisas de campo sobre o açaí, coletar dados e analisar informações,
que foram realizados no próprio espaço escolar e, até mesmo em suas próprias
comunidades, uma vez que, o açaí se trata de um elemento presente no cotidiano
de muitos do nosso alunado.
- Visita a um plantio de açaí, na comunidade Pedreira II, zona rural, a 30 km da cidade de Nova Olinda do Maranhão - MA.
Esta
eletiva teve por objetivo proporcionar, sobretudo, uma experiência rica e significativa aos
alunos, promovendo conhecimento e respeito sobre um produto único da
biodiversidade brasileira. O
açaí é um dos elementos fundamentais de nossa identidade local, regional e nacional,
garantindo a sobrevivência de muitas comunidades. O que suscitará e alimentará
em nossos estudantes o sentimento e o orgulho de origem e pertencimento a um
grupo societário maior, além de valorizarem ainda mais os produtos locais, regionais
e nacionais.
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