24.2 - V - ISSO É FOLCLORE!
A Eletiva de Base “Isso é Folclore!” foi
idealizada e elaborada pela Professora Thamires Batalha, e desenvolvida com os
estudantes de 1ª Série, das Turmas 100 e 101, do Turno Vespertino, do Centro de
Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR, e teve como foco abordar a
importância de manter viva a cultura popular brasileira na figura das suas
múltiplas manifestações folclóricas.
O
folclore quando citado, muitas vezes é limitado às lendas, no entanto vai
muito, além disso, ele se manifesta por meio de jogos, brincadeiras, crendices,
costumes, músicas e até mesmo da culinária. Esses elementos que outrora eram
tão presentes no cotidiano do brasileiro, aos poucos foram sendo substituídos
ou mesmo esquecidos. Por vezes, tidos como ultrapassados ou infantis, mas que
na verdade carregam elementos únicos, cheios de saberes, laços e memórias
afetivas. Em algumas situações uma história contada pelos avós, uma crendice aprendida
com os pais, uma comida típica de que se gosta, ou mesmo uma brincadeira com os
amigos.
O
que se sabe é que o folclore é cheio de significados que refletem a diversidade
e a história do povo e que não podem ser esquecidos, muito pelo contrário,
devem ser reconhecidos e passados a diante.
Espera-se que a partir do
desenvolvimento da eletiva os alunos se sintam cada vez mais interessados pela
temática, identificando-se com ela e a valorizando, enquanto elo importante da
história do povo brasileiro.
A cultura é uma construção humana que está diretamente
ligada a todos os modos de saber e fazer dos indivíduos. É passada adiante nos
diálogos, por meio de crenças e histórias contadas entre os mais velhos e os
jovens, e pelos costumes práticos cotidianos, pelas vestimentas, artesanato,
culinária e brincadeiras. Sendo assim, é possível afirmar que existem
diferentes culturas, e, dentre estas, a cultura popular. No âmbito da cultura
popular desatacam-se as manifestações folclóricas.
A importância do folclore é mundialmente valorizada pela
UNESCO. Entidade vinculada à ONU - Organização das Nações Unidas que reconhece
o folclore como Patrimônio Cultural Imaterial, frisando a importância da
preservação das diferentes manifestações que o contemplam. A palavra folclore
é derivada da expressão inglesa FOLKLORE,
em que folk significa “povo”, e lore, ‘ciência/saber”. Em uma tradução
geral significa “sabedoria do povo”. Assim, em linhas gerais, o Folclore é o
conjunto de tradições e manifestações populares de um povo. Composto por
lendas, mitos, crenças e costumes que se mantém de geração em geração.
O folclore brasileiro é um rico patrimônio cultural que
reflete a diversidade e a história do nosso povo. As tradições folclóricas do
Brasil se desenvolveram de variadas formas, de acordo com as regiões do país, e
surgiram da combinação das histórias e tradições dos povos indígenas que já
viviam aqui, com as contribuições dos africanos trazidos escravizados e dos
colonizadores europeus. Cada grupo trouxe consigo suas próprias crenças, mitos
e festividades, criando uma cultura única e diversa.
No Brasil, o dia do folclore é celebrado em 22 de agosto.
Essa data se refere à primeira vez que a palavra foi utilizada para fazer referência
aos costumes de um povo. Nesse sentido, o intuito é alertar para a importância
da valorização das manifestações folclóricas no país, uma vez que o folclore é elemento
patrimonial necessário, pois, por meio dele, mantém-se a identidade cultural de
uma nação.
Nas últimas décadas com o advento dos avanços científicos e
tecnológicos, muitas das tradições, mitos e costumes foram sendo aos poucos
substituídos ou mesmo esquecidos, fazendo com que as gerações mais novas não
tenham tanto contato com essa parte da cultura brasileira. As lendas foram
trocadas por contos de fadas, os brinquedos feitos à mão - com latinhas ou
papel foram transformados em jogos digitais e os saberes populares substituídos
pelos científicos.
A necessidade de manter viva a
cultura popular de povo brasileiro - e mais especificamente, maranhense -, de
forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias
na construção da história e identidade da população brasileira, sem que esta se
apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem, foi o que
motivou ao desenvolvimento deste projeto de eletiva para os alunos da 1ª Série do
Ensino Médio, que auxilia no conhecimento e valorização acerca do folclore
brasileiro, bem como, as raízes de suas tradições populares.
Através desta eletiva, os alunos poderão conhecer mais a
fundo as crenças, tradições e contextos populares do país, haja vista que se
faz necessário para um povo conhecer as raízes de suas tradições populares e
valorizá-las com respeito. Repassar tais conhecimentos significa dar
continuidade a nossa história cultural, não permitindo que esta fique esquecida
no tempo.
Convém destacar ainda que o universo folclórico engloba
também elementos ético-morais e religiosos, o que caracterizam ainda mais a
existência de um povo. Com efeito,
O folclore sempre
concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral. [...] Geralmente é
essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em
determinada tradição. [...] O folclore também se associa frequentemente às
tradições religiosas, acrescentando elementos novos aos rituais tradicionais.
Isto é, as misturas de rituais e crenças religiosas de várias tradições também
compõem a cultura brasileira. A prática de se “benzer” um doente, de se
“fechar o corpo” contra males, e outras variações disso, são expressão
deste sincretismo”. (FERNANDES, 2018).
O folclore quando citado, muitas vezes é limitado às
lendas, no entanto vai muito, além disso, ele se manifesta por meio de jogos,
brincadeiras, crendices, costumes, músicas e até mesmo da culinária.
Por se tratar de uma temática abrangente, o folclore pode
ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, através de
histórias, de comidas típicas ou mesmo de jogos e brincadeiras. Sendo assim,
essa eletiva visa trabalhar experiências culinárias com pratos e/ou doces típicos
das diferentes regiões do Brasil; as lendas e mitos, como currupira, mula-sem-cabeça,
cuca; os jogos e brincadeiras como, dança da cadeira, cabo de guerra, batata
quente; as cantigas de roda, como ‘Ciranda cirandinha’, ‘Se essa rua fosse
minha’, ‘Marcha soldado’; além de trava línguas e crendices, como as simpatias
e superstições que outrora eram tão presentes no cotidiano do brasileiro.
Dessa forma, a abordagem do folclore na escola permite que
os alunos resgatem até mesmo suas próprias memórias afetivas ligadas à
infância. É neste sentido que esta eletiva visa proporcionar, sobretudo, uma
experiência rica e significativa aos alunos, promovendo conhecimento e respeito
sobre e pelo folclore brasileiro.
Afinal, o
folclore é uma das características fundamentais de nossa identidade nacional,
através dele nossos alunos desenvolverão senso de origem e pertencimento a um
grupo societário maior, construindo sua identidade ao passo que se tornam
cidadãos cientes dos valores e princípios positivos da cultura brasileira.
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