24.2 - V - ISSO É FOLCLORE!

 

A Eletiva de Base “Isso é Folclore!” foi idealizada e elaborada pela Professora Thamires Batalha, e desenvolvida com os estudantes de 1ª Série, das Turmas 100 e 101, do Turno Vespertino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR, e teve como foco abordar a importância de manter viva a cultura popular brasileira na figura das suas múltiplas manifestações folclóricas.

O folclore quando citado, muitas vezes é limitado às lendas, no entanto vai muito, além disso, ele se manifesta por meio de jogos, brincadeiras, crendices, costumes, músicas e até mesmo da culinária. Esses elementos que outrora eram tão presentes no cotidiano do brasileiro, aos poucos foram sendo substituídos ou mesmo esquecidos. Por vezes, tidos como ultrapassados ou infantis, mas que na verdade carregam elementos únicos, cheios de saberes, laços e memórias afetivas. Em algumas situações uma história contada pelos avós, uma crendice aprendida com os pais, uma comida típica de que se gosta, ou mesmo uma brincadeira com os amigos.

O que se sabe é que o folclore é cheio de significados que refletem a diversidade e a história do povo e que não podem ser esquecidos, muito pelo contrário, devem ser reconhecidos e passados a diante.  Espera-se que a partir do desenvolvimento da eletiva os alunos se sintam cada vez mais interessados pela temática, identificando-se com ela e a valorizando, enquanto elo importante da história do povo brasileiro.

A cultura é uma construção humana que está diretamente ligada a todos os modos de saber e fazer dos indivíduos. É passada adiante nos diálogos, por meio de crenças e histórias contadas entre os mais velhos e os jovens, e pelos costumes práticos cotidianos, pelas vestimentas, artesanato, culinária e brincadeiras. Sendo assim, é possível afirmar que existem diferentes culturas, e, dentre estas, a cultura popular. No âmbito da cultura popular desatacam-se as manifestações folclóricas.

A importância do folclore é mundialmente valorizada pela UNESCO. Entidade vinculada à ONU - Organização das Nações Unidas que reconhece o folclore como Patrimônio Cultural Imaterial, frisando a importância da preservação das diferentes manifestações que o contemplam. A palavra folclore é derivada da expressão inglesa FOLKLORE, em que folk significa “povo”, e lore, ‘ciência/saber”. Em uma tradução geral significa “sabedoria do povo”. Assim, em linhas gerais, o Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares de um povo. Composto por lendas, mitos, crenças e costumes que se mantém de geração em geração.

O folclore brasileiro é um rico patrimônio cultural que reflete a diversidade e a história do nosso povo. As tradições folclóricas do Brasil se desenvolveram de variadas formas, de acordo com as regiões do país, e surgiram da combinação das histórias e tradições dos povos indígenas que já viviam aqui, com as contribuições dos africanos trazidos escravizados e dos colonizadores europeus. Cada grupo trouxe consigo suas próprias crenças, mitos e festividades, criando uma cultura única e diversa.

No Brasil, o dia do folclore é celebrado em 22 de agosto. Essa data se refere à primeira vez que a palavra foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. Nesse sentido, o intuito é alertar para a importância da valorização das manifestações folclóricas no país, uma vez que o folclore é elemento patrimonial necessário, pois, por meio dele, mantém-se a identidade cultural de uma nação.

Nas últimas décadas com o advento dos avanços científicos e tecnológicos, muitas das tradições, mitos e costumes foram sendo aos poucos substituídos ou mesmo esquecidos, fazendo com que as gerações mais novas não tenham tanto contato com essa parte da cultura brasileira. As lendas foram trocadas por contos de fadas, os brinquedos feitos à mão ­- com latinhas ou papel foram transformados em jogos digitais e os saberes populares substituídos pelos científicos.

A necessidade de manter viva a cultura popular de povo brasileiro - e mais especificamente, maranhense -, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção da história e identidade da população brasileira, sem que esta se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem, foi o que motivou ao desenvolvimento deste projeto de eletiva para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, que auxilia no conhecimento e valorização acerca do folclore brasileiro, bem como, as raízes de suas tradições populares.

Através desta eletiva, os alunos poderão conhecer mais a fundo as crenças, tradições e contextos populares do país, haja vista que se faz necessário para um povo conhecer as raízes de suas tradições populares e valorizá-las com respeito. Repassar tais conhecimentos significa dar continuidade a nossa história cultural, não permitindo que esta fique esquecida no tempo.

Convém destacar ainda que o universo folclórico engloba também elementos ético-morais e religiosos, o que caracterizam ainda mais a existência de um povo. Com efeito,

O folclore sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral. [...] Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. [...] O folclore também se associa frequentemente às tradições religiosas, acrescentando elementos novos aos rituais tradicionais. Isto é, as misturas de rituais e crenças religiosas de várias tradições também compõem a cultura brasileira. A prática de se “benzer” um doente, de se “fechar o corpo” contra males, e outras variações disso, são expressão deste sincretismo”. (FERNANDES, 2018).

O folclore quando citado, muitas vezes é limitado às lendas, no entanto vai muito, além disso, ele se manifesta por meio de jogos, brincadeiras, crendices, costumes, músicas e até mesmo da culinária.

Por se tratar de uma temática abrangente, o folclore pode ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, através de histórias, de comidas típicas ou mesmo de jogos e brincadeiras. Sendo assim, essa eletiva visa trabalhar experiências culinárias com pratos e/ou doces típicos das diferentes regiões do Brasil; as lendas e mitos, como currupira, mula-sem-cabeça, cuca; os jogos e brincadeiras como, dança da cadeira, cabo de guerra, batata quente; as cantigas de roda, como ‘Ciranda cirandinha’, ‘Se essa rua fosse minha’, ‘Marcha soldado’; além de trava línguas e crendices, como as simpatias e superstições que outrora eram tão presentes no cotidiano do brasileiro.

Dessa forma, a abordagem do folclore na escola permite que os alunos resgatem até mesmo suas próprias memórias afetivas ligadas à infância. É neste sentido que esta eletiva visa proporcionar, sobretudo, uma experiência rica e significativa aos alunos, promovendo conhecimento e respeito sobre e pelo folclore brasileiro.

Afinal, o folclore é uma das características fundamentais de nossa identidade nacional, através dele nossos alunos desenvolverão senso de origem e pertencimento a um grupo societário maior, construindo sua identidade ao passo que se tornam cidadãos cientes dos valores e princípios positivos da cultura brasileira.

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