24.1 - V - SF - TRADIÇÕES CULTURAIS MARANHENSES.
Este projeto eletivo teve por objetivo criar e recriar o
vínculo dos alunos e alunas com a arte e a cultura populares maranhenses, através de pesquisas bibliográficas (físicas
ou virtuais) sobre a cultura popular do Maranhão, para que desta forma haja a
construção e/ou o desenvolvimento do conhecimento da identidade e dos valores
culturais deste Estado.
A principal contribuição deste projeto foi trazer de volta e
potencializar a construção identitária cultural, que vem desaparecendo na comunidade
local, na cidade, na perspectiva de repensar o direito à cultura, ampliando
suas definições e funções, suscitando mecanismos para partilhar poderes e
conhecimentos com os tradicionais e os novos sujeitos históricos e sociais, criando
espaços para novas possibilidades de criação, manutenção e valorização da
cultura maranhense.
A
cultura de um povo constitui um de seus mais fortes traços identitários, de
modo que a ameaça às tradições culturais, seja pela importação de
modelos/propostas estrangeiras alimentados principalmente pela globalização e
pelo capitalismo, seja pela asfixia e subnutrição das manifestações populares
tradicionais existentes (que gradativamente perdem espaço, incentivo e
valorização, caindo no esquecimento), configura-se como uma grave ameaça à
existência deste povo e a sua soberania, enquanto nação.
Por
tornar-se algo raro, poucos são aqueles que podem usufruí-la, pois as
manifestações da cultura popular encontram-se em processo de desaparecimento, tanto
no meio social urbano, quanto no ambiente rural.
Desta
forma, a proposta deste trabalho eletivo foi oferecer oportunidades aos
estudantes de conhecerem mais a cultura popular em suas manifestações mais
tradicionais e genuínas, através dos diferentes veículos de expressão midiática
e em suas múltiplas manifestações como: Bumba meu boi, tambor de crioula, dança
do lelê, entre outros.
Com
efeito, sensibilizando sobre a importância da valorização da cultura maranhense,
através da discussão
das questões relacionadas a essas manifestações culturais locais, intentou-se
resgatar a riqueza identitária novaolindense e maranhense neste espaço escolar, que constituem marcas da cultura popular local, que
resiste e perdura como um elemento da cultura popular maranhense.


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