24.2 - M - QUEM NÃO SE COMUNICA, DE FORA FICA!

 

A Eletiva de Base “Quem Não se Comunica, de Fora Fica!” foi idealizada e elaborada pela Professora Valquíria Rodrigues de Almeida, e desenvolvida com os estudantes de 1ª Série do ensino Médio, das turmas 100, 101 e 102, do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha.

Tratou-se de um projeto eletivo destaca a comunicação social, sua importância, seus entraves e as consequências de como ela se instaura e se configura, através das manifestações artísticas, historicas e literárias. Para isso, esta proposta, enquanto ação didático pedagógica, foi realizada envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Sociologia e Arte, com o intuito de proporcionar um movimento interdiciplinar, através do qual o educando pesquise, reflita, discuta e construa sua aprendizagem.

Nesse sentido, foram utilizados como ferramentas medológicas aulas explicativas e dialogadas, pesquisas virtuais e bibliográficas, trabalhos em duplas e grupos, rodas de conversa, debates, produção textuais, confecção de cartazes, leituras dirigidas, exibição de vídeos, dentre outros.

Esta eletiva objetivou desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como importante difusor de conhecimento ou de ignorância e controle social. Com base nesse conceito, os alunos tiveram acesso ao conteúdo de artes, linguagens, literatura, teoria da comunicação e do vínculo entre comunicação e relações sociais.

Os trabalhos que foram desenvolvidos apoiaram a análise, o debate e a construção de relações sociais, propiciando o desenvolvimento da autonomia, fomentando a prática da solidariedade, do respeito às diferenças e primou pelo advento e pela concretização dos quatro pilares da educação: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser.

Vale enfatizar ainda que a arte constituiu um poderoso meio de comunicação e expressão, serviu como uma rede de possibilidades para levar uma mensagem para o público estudantil, seja de forma emocional ou racional, através dos mais diversos recursos sensoriais que o universo artístico agrega em si. Nesse sentido, ela se constitui por natureza uma ferramenta imprescindível e fértil para o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagócicas.

A abordagem dessa temática veio cumprir o propósito de fomentar o conhecimento e a valorização da importância da comunicação para formar cidadãos comprometidos pessoal e profissionalmente com uma sociedade mais humana, justa e solidária.

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