24.2 - M - QUEM NÃO SE COMUNICA, DE FORA FICA!
A Eletiva de Base “Quem Não se Comunica, de Fora Fica!” foi
idealizada e elaborada pela Professora Valquíria Rodrigues de Almeida, e
desenvolvida com os estudantes de 1ª Série do ensino Médio, das turmas 100, 101
e 102, do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha.
Tratou-se de um projeto eletivo destaca a comunicação social, sua
importância, seus entraves e as consequências de como ela se instaura e se
configura, através das manifestações artísticas, historicas e literárias. Para isso, esta proposta, enquanto
ação didático pedagógica, foi realizada envolvendo as disciplinas
de Língua Portuguesa, Sociologia e Arte, com o intuito de proporcionar um
movimento interdiciplinar, através
do qual o educando pesquise, reflita, discuta e construa sua aprendizagem.
Nesse sentido, foram utilizados como ferramentas medológicas aulas
explicativas e dialogadas, pesquisas virtuais e bibliográficas, trabalhos em
duplas e grupos, rodas de conversa, debates, produção textuais, confecção de
cartazes, leituras dirigidas, exibição de vídeos, dentre outros.
Esta eletiva objetivou desenvolver
as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como importante
difusor de conhecimento ou de ignorância e controle
social. Com base nesse conceito, os alunos tiveram acesso ao
conteúdo de artes, linguagens, literatura, teoria da comunicação e do vínculo entre comunicação e relações sociais.
Os trabalhos que foram
desenvolvidos apoiaram a análise, o debate e a construção de relações sociais,
propiciando o desenvolvimento da autonomia,
fomentando a prática da solidariedade, do respeito às diferenças e primou pelo advento e pela concretização dos quatro pilares da
educação: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser.
Vale enfatizar ainda que a arte constituiu
um poderoso meio de comunicação e expressão, serviu como uma rede de possibilidades para levar uma mensagem para o público
estudantil, seja de forma emocional ou racional,
através dos mais diversos recursos sensoriais
que o universo artístico agrega em si. Nesse sentido, ela se constitui por
natureza uma ferramenta imprescindível e fértil para o desenvolvimento de inúmeras
atividades pedagócicas.
A abordagem dessa temática veio
cumprir o propósito de fomentar o conhecimento e a valorização da importância da comunicação para formar cidadãos
comprometidos pessoal e profissionalmente
com uma sociedade mais humana, justa e solidária.
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