24.2 - M - EU, MEU MELHOR AMIGO!
A Eletiva de Base ‘Eu, Meu Melhor
Amigo!’ foi pensada e elaborada pelo Professor Roabe de Matos Araújo, e desenvolvida
com os estudantes da 2ª Série, da turma 200 do Itinerário de Ciências da Saúde,
do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.
Este projeto eletivo trouxe para o
universo estudantil os conhecimentos sobre os cuidados com a saúde e com o
bem-estar, e assim, possibilitou a pesquisa, a análise, o estudo, a discussão e
a reflexão acerca dos hábitos da atual sociedade que são prejudiciais à vida,
permitindo a conscientização individual e coletiva de que cultivar bons hábitos
é essencial para se manter saudável.
Ressaltou-se ainda, que para a escolha
de uma eletiva, faz-se necessário o autoconhecimento, a identificação dos
valores nos quais se sustenta o Projeto de Vida pessoal do estudante, e como
esses valores podem contribuir para o sucesso do aluno como pessoa e como
cidadão. Para isso, esta proposta, enquanto
ação didático pedagógica, foi desenvolvida envolvendo as disciplinas
de Educação Física e Biologia, com o intuito de proporcionar um movimento interdiciplinar, através do qual o educando
pesquise, reflita, discuta e construa
sua aprendizagem.
Nesse sentido, foram
utilizados como ferramentas medológicas aulas explicativas e dialogadas,
pesquisas virtuais e bibliográficas, trabalhos em duplas e grupos, rodas de
conversa, debates, apresentação de slides, produção textual, confecção
de cartazes, leituras dirigidas, exibição de vídeos, dentre outros.
A Eletiva de Base "EU, MEU MELHOR
AMIGO!" teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os
cuidados com a saúde e o bem-estar, abordando a saúde mental, saúde física,
nutrição e atividade física. Com efeito, a atual sociedade padece cada vez mais
de problemas relacionados à saúde, especialmente a saúde mental. O que traz
sérias consequências para a qualidade de vida da população, especialmente as
camadas populacionais juvenis e àquelas com menores condições sócio econômicas.
Nesse sentido, é necessário fomentar o
estudo, a pesquisa e a implementação de ações que contribuam para o bem-estar
físico, mental e emocional do ser humano. Segundo Goleman (1995), desenvolver a
inteligência emocional é essencial para entender e gerir nossas emoções,
promovendo a saúde mental.
Neste contexto, o ambiente escolar pode
oferecer significativa ajuda por meio da promoção de ações pedagógicas que
munir o estudante de informações fundamentais para propiciar a instauração de
novos e saudáveis hábitos e cuidados. Com efeito, Foucault (1998) destaca o
cuidado de si como um ato de resistência e autonomia, fundamental para um
sujeito saudável.
Salientou-se ainda o imprescindível
papel desempenhado pela atividade física, enquanto pilar fundamental para a
saúde, em todas as suas dimensões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde
- OMS (2020), a prática regular de exercícios físicos reduz o risco de doenças
crônicas, melhora a saúde mental e promove o bem-estar geral.
Igualmente imprescindível, a alimentação
tem importância singular e primordial na aquisição, manutenção e recuperação da
saúde. Obviamente, não se trata apenas de alimentar-se, mas de poder usufruir
de uma alimentação realmente nutritiva, adequada a cada biotipo individual e
que possa corresponder adequadamente à necessidade de cada pessoa. Isso porque
a nutrição exerce uma função crucial na saúde, sendo princípio primordial,
basilar e essencial para a prevenção de doenças (BRASIL, 2011).
Sob uma perspectiva mais ampla e
partindo para a prerrogativa política e estrutural, destacou-se a atuação do
Sistema Único de Saúde. O SUS oferece acesso às informações e aos serviços de
saúde, contribuindo para a conscientização sobre a importância da atividade
física e da alimentação equilibrada (BRASIL, 2011). Ademais, sob ação de sua
atuação em todo o território nacional, particularmente junto aos grupos
populacionais mais pobres, vulneráveis e necessitados, o Sistema Único de Saúde
tem sido o único socorro a quem estas parcelas da população podem recorrer.
Tematizar a saúde no ambiente escolar
constituiu uma ação importantíssima, de alcance bem mais amplo do que os meros
limites físicos da escola. Ainda mais quando se pode observar in locu o
quanto a questão da saúde pública afeta o público estudantil e quão grave são essas
implicações para a aprendizagem – à nível individual, e para a sociedade em
geral, no plano social e coletivo.
Portanto, um assunto tão pertinente como
esse deve ser conteúdo abordado na escola, possibilitando aos alunos analisar,
debater, refletir, aprender e mudar seus próprios hábitos. Assim, a eletiva
possibilitou o estudo, as discussões e reflexões coletivas sobre práticas que
impactam a saúde física, mental e nutricional estudantil.
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