24.2 - M - EU, MEU MELHOR AMIGO!

 

A Eletiva de Base ‘Eu, Meu Melhor Amigo!’ foi pensada e elaborada pelo Professor Roabe de Matos Araújo, e desenvolvida com os estudantes da 2ª Série, da turma 200 do Itinerário de Ciências da Saúde, do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.

Este projeto eletivo trouxe para o universo estudantil os conhecimentos sobre os cuidados com a saúde e com o bem-estar, e assim, possibilitou a pesquisa, a análise, o estudo, a discussão e a reflexão acerca dos hábitos da atual sociedade que são prejudiciais à vida, permitindo a conscientização individual e coletiva de que cultivar bons hábitos é essencial para se manter saudável.

Ressaltou-se ainda, que para a escolha de uma eletiva, faz-se necessário o autoconhecimento, a identificação dos valores nos quais se sustenta o Projeto de Vida pessoal do estudante, e como esses valores podem contribuir para o sucesso do aluno como pessoa e como cidadão. Para isso, esta proposta, enquanto ação didático pedagógica, foi desenvolvida envolvendo as disciplinas de Educação Física e Biologia, com o intuito de proporcionar um movimento interdiciplinar, através do qual o educando pesquise, reflita, discuta e construa sua aprendizagem.

Nesse sentido, foram utilizados como ferramentas medológicas aulas explicativas e dialogadas, pesquisas virtuais e bibliográficas, trabalhos em duplas e grupos, rodas de conversa, debates, apresentação de slides, produção textual, confecção de cartazes, leituras dirigidas, exibição de vídeos, dentre outros.

A Eletiva de Base "EU, MEU MELHOR AMIGO!" teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar, abordando a saúde mental, saúde física, nutrição e atividade física. Com efeito, a atual sociedade padece cada vez mais de problemas relacionados à saúde, especialmente a saúde mental. O que traz sérias consequências para a qualidade de vida da população, especialmente as camadas populacionais juvenis e àquelas com menores condições sócio econômicas.

Nesse sentido, é necessário fomentar o estudo, a pesquisa e a implementação de ações que contribuam para o bem-estar físico, mental e emocional do ser humano. Segundo Goleman (1995), desenvolver a inteligência emocional é essencial para entender e gerir nossas emoções, promovendo a saúde mental.

Neste contexto, o ambiente escolar pode oferecer significativa ajuda por meio da promoção de ações pedagógicas que munir o estudante de informações fundamentais para propiciar a instauração de novos e saudáveis hábitos e cuidados. Com efeito, Foucault (1998) destaca o cuidado de si como um ato de resistência e autonomia, fundamental para um sujeito saudável.

Salientou-se ainda o imprescindível papel desempenhado pela atividade física, enquanto pilar fundamental para a saúde, em todas as suas dimensões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS (2020), a prática regular de exercícios físicos reduz o risco de doenças crônicas, melhora a saúde mental e promove o bem-estar geral.

Igualmente imprescindível, a alimentação tem importância singular e primordial na aquisição, manutenção e recuperação da saúde. Obviamente, não se trata apenas de alimentar-se, mas de poder usufruir de uma alimentação realmente nutritiva, adequada a cada biotipo individual e que possa corresponder adequadamente à necessidade de cada pessoa. Isso porque a nutrição exerce uma função crucial na saúde, sendo princípio primordial, basilar e essencial para a prevenção de doenças (BRASIL, 2011).

Sob uma perspectiva mais ampla e partindo para a prerrogativa política e estrutural, destacou-se a atuação do Sistema Único de Saúde. O SUS oferece acesso às informações e aos serviços de saúde, contribuindo para a conscientização sobre a importância da atividade física e da alimentação equilibrada (BRASIL, 2011). Ademais, sob ação de sua atuação em todo o território nacional, particularmente junto aos grupos populacionais mais pobres, vulneráveis e necessitados, o Sistema Único de Saúde tem sido o único socorro a quem estas parcelas da população podem recorrer.

Tematizar a saúde no ambiente escolar constituiu uma ação importantíssima, de alcance bem mais amplo do que os meros limites físicos da escola. Ainda mais quando se pode observar in locu o quanto a questão da saúde pública afeta o público estudantil e quão grave são essas implicações para a aprendizagem – à nível individual, e para a sociedade em geral, no plano social e coletivo.

Portanto, um assunto tão pertinente como esse deve ser conteúdo abordado na escola, possibilitando aos alunos analisar, debater, refletir, aprender e mudar seus próprios hábitos. Assim, a eletiva possibilitou o estudo, as discussões e reflexões coletivas sobre práticas que impactam a saúde física, mental e nutricional estudantil.

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