24.1 - V - NORDESTINA MENTE: O NORDESTE NA MENTE, NORDESTINAMENTE!

A diversidade engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagens, danças, vestimentas e tradições, bem como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção de moral e de religião, e a forma como elas interagem entre si. Mesmo constantemente ameaçada, a diversidade cultural se fortalece em todo o planeta graças à resistência das culturas locais.

A presente eletiva se propôs uma discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes na região, nos âmbitos individual, social e coletivo, buscando as origens da cultura nordestina através de pesquisas e da construção concreta de manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina.

Nesse contexto, este projeto eletivo teve como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste, promovendo uma integração através das mais variadas áreas de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comuns atingidas com o envolvimento dos alunos como cidadãos na concretização desse projeto.

Como ressaltado por diversos estudiosos, historicamente a região nordeste do Brasil passa por discriminação com rotulações e preconceitos criados que foram exteriorizados pelas diversas camadas da sociedade em geral, como sendo apenas um local de extremas seca, pobreza e miséria. Assim, a preocupação em desmistificar tamanha injustiça com esta região se faz cada vez mais necessária, tendo em vista que vivemos em um país diversificado e cheio de riquezas naturais, cujas regiões, cada uma a seu modo, possuem suas singularidades e adversidades.

Sendo assim, o papel que as escolas e os docentes desempenham na desconstrução de preconceitos histórica e socialmente construídos se torna crucial e essencial na atualidade, de modo a buscar a valorização dos diferentes aspectos da região nordeste brasileiro, tendo em mente que os nossos educandos necessitam compreender o mundo a partir da realidade do seu lugar de origem, ou seja, levando em consideração aquilo que traz significado para estes educandos e que os mesmos possam ser agentes de transformações.

Diante disso, SILVA, MIRANDA e DANTAS et al. (2016) ressaltam que para acabar com o mito de que o nordeste brasileiro é a região do flagelo, faz-se necessário compreender como essa visão foi construída, ao longo de sua história, para que, assim, o aluno consiga construir conceitos e críticas sobre o tema.

Assim, a eletiva ‘Nordestina Mente: O Nordeste na Mente, Nordestinamente!’ foi criada para possibilitar aos estudantes a compreensão do contexto histórico-geográfico que é atribuído ao nordeste brasileiro e construir nos educandos o sentimento de pertencimento e valorização do património histórico, cultural e natural que está atrelado a um povo cheio de força e determinação. Por conseguinte, o foco principal deste projeto é voltado para enaltecer as características do território nordestino que ficam encobertas por estigmas e suposições que ao longo dos séculos especificam apenas uma pequena parte da realidade vivida no nordeste brasileiro. Ademais, a partir das discussões e atividades propostas, pretende-se que os alunos entrem em contato mais aprofundado com a cultura de sua região, podendo inferir conceitos e desconstruir preconceitos.

É sabido também que os temas relacionados à cultura nordestina são facilmente encontrados nos diversos elementos artísticos e culturais produzidos pelo povo da região, constituindo um repertório vasto que se converte em um rico subsídio didático para o trabalho com os alunos, com intuito de mostrar nossa realidade social, discutir os principais problemas existentes, como a seca que ora assola nossa região, buscando formar educandos conscientes, críticos e, principalmente, ativos.



















































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