24.1 - V - NORDESTINA MENTE: O NORDESTE NA MENTE, NORDESTINAMENTE!
A diversidade engloba as diferenças culturais que
existem entre as pessoas, como linguagens, danças, vestimentas e tradições, bem
como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção de
moral e de religião, e a forma como elas interagem entre si. Mesmo
constantemente ameaçada, a diversidade cultural se fortalece em todo o planeta
graças à resistência das culturas locais.
A presente eletiva se propôs uma
discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes na
região, nos âmbitos individual, social e coletivo, buscando as origens da
cultura nordestina através de pesquisas e da construção concreta de
manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as
lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade
à cultura popular nordestina.
Nesse contexto, este projeto eletivo
teve como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste,
promovendo uma integração através das mais variadas áreas de conhecimento,
contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comuns atingidas com o
envolvimento dos alunos como cidadãos na concretização desse projeto.
Como ressaltado por
diversos estudiosos, historicamente a região nordeste do Brasil passa por
discriminação com rotulações e preconceitos criados que foram exteriorizados
pelas diversas camadas da sociedade em geral, como sendo apenas um local de
extremas seca, pobreza e miséria. Assim, a preocupação em desmistificar tamanha
injustiça com esta região se faz cada vez mais necessária, tendo em vista que
vivemos em um país diversificado e cheio de riquezas naturais, cujas regiões,
cada uma a seu modo, possuem suas singularidades e adversidades.
Sendo assim, o papel que as escolas e os docentes desempenham na
desconstrução de preconceitos histórica e socialmente construídos se torna
crucial e essencial na atualidade, de modo a buscar a valorização dos
diferentes aspectos da região nordeste brasileiro, tendo em mente que os nossos
educandos necessitam compreender o mundo a partir da realidade do seu lugar de
origem, ou seja, levando em consideração aquilo que traz significado para estes
educandos e que os mesmos possam ser agentes de transformações.
Diante disso, SILVA, MIRANDA e DANTAS et al. (2016) ressaltam que
para acabar com o mito de que o nordeste brasileiro é a região do flagelo, faz-se
necessário compreender como essa visão foi construída, ao longo de sua
história, para que, assim, o aluno consiga construir conceitos e críticas sobre
o tema.
Assim, a eletiva ‘Nordestina
Mente: O Nordeste na Mente, Nordestinamente!’ foi criada para possibilitar
aos estudantes a compreensão do contexto histórico-geográfico que é atribuído
ao nordeste brasileiro e construir nos educandos o sentimento de pertencimento
e valorização do património histórico, cultural e natural que está atrelado a
um povo cheio de força e determinação. Por conseguinte, o foco principal deste
projeto é voltado para enaltecer as características do território nordestino
que ficam encobertas por estigmas e suposições que ao longo dos séculos
especificam apenas uma pequena parte da realidade vivida no nordeste brasileiro.
Ademais, a partir das discussões e atividades propostas,
pretende-se que os alunos entrem em contato mais aprofundado com a cultura de
sua região, podendo inferir conceitos e desconstruir preconceitos.
É sabido também que os temas relacionados à cultura
nordestina são facilmente encontrados nos diversos elementos artísticos e
culturais produzidos pelo povo da região, constituindo um repertório vasto que se
converte em um rico subsídio didático para o trabalho com os alunos, com
intuito de mostrar nossa realidade social, discutir os
principais problemas existentes, como a seca que ora assola
nossa região, buscando formar educandos conscientes, críticos
e, principalmente, ativos.





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