24.1 - V - CANTANDO HISTÓRIA!

 A Eletiva de Base ‘Cantando História!’ foi idealizada e elaborada pela Professora Célia Maria Sousa Ribeiro, e desenvolvida conjuntamente com os alunos e as alunas da 1ª Série do Ensino Médio, Regular, das turmas 100 e 101 do turno vespertino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR.

Este projeto se propôs analisar canções do cotidiano, correlacionando-as ao contexto social, histórico e cultual de sua produção, bem como identificando e caracterizando os efeitos e/ou consequencias desse repertório musical com a sociedade em que vivemos. É dentro desta ótica que foram abordadas as componentes curriculares de Língua Portuguesa, História e Arte, com ênfase para a análise, discussão e interpretação da letra de diversas músicas que se constituíram expressão máxima da representatividade de períodos históricos específicos.

Esse escopo visou trazer para a discussão estudantil o uso da música como representação legítima de fatos e/ou eventos historicamente determinados no cenário histórico e musical, especialmente naqueles cenários/contextos em que os alunos estão inseridos, com suas mídias, streams, plataformas digitais, bem como a relação da música com as redes sociais e a internet, dentre outros.

Com Efeito, vários estudos no mundo mostram que a música é um elemento de grande importância no processo de formação de um indivíduo, seja no desenvolvimento da concentração, no estímulo ao raciocínio lógico e na assimilação de conteúdo, dentre outras potencialidades.

Nesta perspectiva, a presente Eletiva de Base se propôs a utilizar a música como linguagem, ferramenta e produto histórico e social. Isso porque, enquanto linguagem, o universo musical transmite valores, desperta emoções, estampa mensagens diversas. Como ferramenta, a atividade musical permite um caminho diverso para memorização, concentração e assimilação de informações a curto, médio e longo prazos. Enquanto produto de um grupo social específico, a música se configura como reflexo deste mesmo grupo, seus anseios, suas dores e deleites.

Com efeito, a análise histórica da letra de canções “dizem muito” sobre a nossa sociedade, tanto dos tempos passados como do presente, possibilitando verdadeiros tratados sociais que retratam fidedignamente a sociedade que a produz e que nela cantarola ou se embala.

A História é representada através de várias linguagens, e uma delas é a música, mas muitas vezes só as escutamos como uma forma de entretenimento, sem refletir e/ou racionalizar seu verdadeiro significado, e é com essa ideia, que o presente projeto eletivo utilizou a música como recurso, objeto e produto do processo de ensino aprendizagem.






















































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