24.1 - V - CANTANDO HISTÓRIA!
A Eletiva de Base ‘Cantando História!’ foi idealizada e elaborada pela Professora Célia Maria Sousa Ribeiro, e desenvolvida conjuntamente com os alunos e as alunas da 1ª Série do Ensino Médio, Regular, das turmas 100 e 101 do turno vespertino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR.
Este projeto se propôs analisar canções do cotidiano, correlacionando-as
ao contexto social, histórico e cultual de sua produção, bem como identificando
e caracterizando os efeitos e/ou consequencias desse repertório musical com a
sociedade em que vivemos. É dentro desta ótica que foram abordadas as
componentes curriculares de Língua Portuguesa, História e Arte, com ênfase para
a análise, discussão e interpretação da letra de diversas músicas que se constituíram
expressão máxima da representatividade de períodos históricos específicos.
Esse escopo visou trazer para a discussão estudantil o uso da música
como representação legítima de fatos e/ou eventos historicamente determinados no
cenário histórico e musical, especialmente naqueles cenários/contextos em que
os alunos estão inseridos, com suas mídias, streams, plataformas
digitais, bem como a relação da música com as redes sociais e a internet, dentre
outros.
Com
Efeito, vários estudos no mundo mostram que a música é um elemento de grande
importância no processo de formação de um indivíduo, seja no desenvolvimento da
concentração, no estímulo ao raciocínio lógico e na assimilação de conteúdo, dentre
outras potencialidades.
Nesta
perspectiva, a presente Eletiva de Base se propôs a utilizar a música como
linguagem, ferramenta e produto histórico e social. Isso porque, enquanto
linguagem, o universo musical transmite valores, desperta emoções, estampa
mensagens diversas. Como ferramenta, a atividade musical permite um caminho
diverso para memorização, concentração e assimilação de informações a curto,
médio e longo prazos. Enquanto produto de um grupo social específico, a música
se configura como reflexo deste mesmo grupo, seus anseios, suas dores e
deleites.
Com
efeito, a análise histórica da letra de canções “dizem muito” sobre a nossa
sociedade, tanto dos tempos passados como do presente, possibilitando
verdadeiros tratados sociais que retratam fidedignamente a sociedade que a
produz e que nela cantarola ou se embala.
A
História é representada através de várias linguagens, e uma delas é a música,
mas muitas vezes só as escutamos como uma forma de entretenimento, sem refletir
e/ou racionalizar seu verdadeiro significado, e é com essa ideia, que o
presente projeto eletivo utilizou a música como recurso, objeto e produto do
processo de ensino aprendizagem.
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