23.2 N - GUARDIÕES DA FLORESTA: CONHECER PARA PROTEGER!
Trabalhar
a cultura indígena permitirá a nós enquanto escola estar promovendo um resgate
dos seus costumes e tradições, procurando estar sensibilizando a população
local da importante influência que as culturas indígenas têm e tiveram ao longo
dos tempos em diversos setores da nossa sociedade.
A
razão social pela escolha da temática, deu-se pela necessidade de resgatarmos o
respeito à diversidade cultural dos povos indígenas e a relação com os
problemas das comunidades indígenas. Trazer através de estudos, os
conhecimentos e a valorização dos povos indígenas na região do Alto Turiaçu,
com destaque especial as Aldeias Capitão Mirá e Pequizeiro, em
Nova Olinda do Maranhão.
Cabe
destacar que os povos indígenas são especialmente vulneráveis, cuja história
tem sido marcada constantemente pelas invasões de terras, queimadas não
autorizadas, caça sem autorização e, até, das mortes de indígenas.
Então,
trazer este estudo como fonte de pesquisa nos remete a certeza de que iremos
fortalecer ainda mais os estudos sobre os povos indígenas em nossa região,
podendo sensibilizar os nossos alunos para a sua importância como agentes
ativos e defensores das culturas indígenas, e assim, utilizar práticas
conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento
adquirido por estes povos.
Deste
modo, convém ressaltar também que a valorização da cultura dos povos indígenas
requer empenho e deve ser assumida como um dever de todos na proteção destes
povos originários e de suas culturas.
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