23.2 V - CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: A ESCOLA PODE PLANTAR ESSA IDEIA!

A Eletiva de Base ‘Consciência Ambiental: A Escola pode Plantar essa Ideia!’ traz à baila a discussão da problemática da falta de propostas educacionais para o desenvolvimento da sustentabilidade. Nesse sentido, o presente projeto eletivo tem como foco trabalhar a consciência ambiental e analisar quais são as práticas que as escolas estão desenvolvendo para a preservação do meio ambiente e quais metas serão elaboradas, assumidas e executadas em prol da sustentabilidade. 

O desenvolvimento desta eletiva se implementará de maneira teórica e prática com aulas de campo, oficinas,  confecção de jogos a partir de materiais (que seriam descartados na natureza de modo a vir poluir o meio ambiente).

O mundo globalizado em que vivemos atualmente é cheio de transformações nas diversas esferas, social, econômica, política e ambiental. Nem sempre podemos dizer que são positivas, principalmente quando se trata das questões sociais e ambientais.

A globalização que se diz capaz de unir o planeta e trazer vários benefícios, na maioria das vezes só aumenta as desigualdades e traz impactos ao meio ambiente.

Santos (2018, p. 19) refere-se à globalização como: “um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. [...] Enquanto isso, o consumo é estimulado.

Vivemos em uma sociedade consumista. Diariamente surgem novos produtos no mercado o que corrobora para um consumo desenfreado e consequentemente o aumento dos resíduos sólidos que são descartados incorretamente no meio ambiente.

Nesse contexto, nas palavras de Oliveira e Moura (2017) “É preciso haver um debate, uma reflexão e a promoção de atitudes em prol do consumo consciente e da minimização dos impactos dos resíduos na sociedade.” Para haver uma mudança de pensamento e comportamento das pessoas em relação ao meio em que vivem é preciso trazer para a discussão, principalmente nas escolas, as questões ambientais.

Entretanto, através de ações educativas é possível minimizar o descarte inadequado dos resíduos sólidos, assim, como também mostrar formas corretas de reutilizá-lo. Como afirma Oliveira e Moura (2017, p. 130), “Educação Ambiental se contrapõe ao consumismo, fruto de uma sociedade que retira seus recursos naturais para a produção em massa [...] resultando em uma quantidade significativa de produtos para o descarte.” Falar sobre Educação Ambiental é essencial para a disseminação de informações sobre os impactos que o meio ambiente sofre e possíveis medidas a serem tomadas para buscar melhorias para o cenário atual.

A escola é um espaço de promoção de conhecimento, compartilhamento de ideias e construção de saberes. Assim, pode-se falar sobre assuntos ambientais o quanto antes, para que os alunos aprendam desde cedo o sentido e a importância de um ambiente sustentável.

A questão ambiental deve ser trabalhada por meio de projetos e de maneira interdisciplinar para que possa abranger a maior quantidade possível de alunos. Afinal, mostrar de maneira criativa e lúdica que o ser humano é capaz de modificar o meio em que vive e que suas atitudes são refletidas nas presente e futuras gerações. Ademais, essas mobilizações no ambiente escolar são importantes para que os cidadãos compreendam os impactos que suas ações podem causar no meio ambiente.

Portanto, o espaço escolar torna-se fundamental para que essas informações possam ser repassadas de modo eficaz contribuindo para a construção de uma consciência ambiental e para o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos que se preocupam com um futuro sustentável. Quanto mais cedo a pessoa toma consciência do seu papel transformador no mundo, maior a probabilidade de que mude suas atitudes para preservar e conservar o meio em que vive.

Diante disso, decidiu-se criar uma eletiva que tivesse como tema: Educação Ambiental e Sustentabilidade para que os alunos pudessem conhecer e ao mínimo se sensibilizarem com as informações repassadas e a partir daí mudassem o comportamento em relação ao consumo e descarte inadequado dos resíduos sólidos.













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