23.2 M - POSSO EXPLICAR?

O ensino de Ciências é peça-chave para inserir os adolescentes no mundo da pesquisa,  desmitificando a ideia de uma ciência difícil, principalmente ao se falar da Química e da Física, pois, na maioria das vezes, os conteúdos são descontextualizados, fazendo com que os alunos não tenham o gosto por essas disciplinas. Em todas as modalidades do exercício do ensino-aprendizagem, a melhor maneira de aprender é exercitando o conhecimento.

Os livros, as aulas teóricas fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática, temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências naturais.  No método científico é a experimentação, que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano.

Através da experimentação e investigação, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses mediante mais experimentos.

No desenvolvimento da eletiva, tentaremos despertar o interesse pela investigação científica, estimular o desenvolvimento do método científico, desenvolver competências e habilidades relacionadas com o fazer científico, desenvolver o senso crítico, despertar o senso de cooperação, promover a interação comunidade-escola, incentivar estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas, perceber a importância da multidisciplinaridade no desenvolvimento da Ciência.

Para isso, serão utilizados instrumentos metodológicos diversos, como trabalhos em grupo, pesquisas bibliográficas, experimentos com materiais domésticos/ reciclados. 

Na atualidade, a educação necessita buscar formas de instaurar o processo de ensino-aprendizagem que motivem os alunos, que despertem seu interesse pelo aprender, evitando aula que somente repassa conhecimentos ou a escola que somente se define como socializadora e deixa o professor/aluno acomodado. Essa necessidade torna fundamental a promoção de uma cultura científica que propicie melhores condições para a busca do conhecimento.

Tanto a Física quanto a Química, por vezes se apresentam como ciências abstratas e complexas e, na maioria das vezes, são ensinadas de maneira tradicional, de forma que os alunos não compreendem seus fundamentos. Estes são sobrecarregados de conteúdos de modo mecânico e acabam utilizando equações e fórmulas sem mesmo entender seu significado. Isso gera nos estudantes uma aversão pelos estudos físico-químicos, tornando ainda mais difícil seu aprendizado.

Existem várias maneiras de tornar o Ensino de Física e de Química mais atraentes e são diversos os recursos pedagógicos utilizados para tal. Estes recursos variam desde atividades lúdicas e contextualizadas a cotidianas, investigativas e experimentais.

A importância da experimentação é reconhecida entre professores e alunos. No entanto a maioria das escolas de Ensino Médio não realizam atividades físico-químicas experimentais, mesmo em sala de aula.  Sendo diversos os motivos da falta de atividades práticas nas escolas, que vão desde a falta e/ou deficiência de infraestrutura (laboratórios), falta de professores especializados (é comum a precarização), falta de apoio da escola quanto a recursos, carga horária curta.

A importância do ensino de ciências na Educação Básica vem sendo justificada pela necessidade da formação do cidadão para que este possa participar da sociedade atual com maior compreensão e criticidade. Neste contexto o ensino da física e da química deve apresentar um significado para o aluno, afim de que este tenha um envolvimento não só intelectual, mas também afetivo.

































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