23.2 M - POSSO EXPLICAR?
O ensino de Ciências é peça-chave para inserir os adolescentes no mundo da pesquisa, desmitificando a ideia de uma ciência difícil, principalmente ao se falar da Química e da Física, pois, na maioria das vezes, os conteúdos são descontextualizados, fazendo com que os alunos não tenham o gosto por essas disciplinas. Em todas as modalidades do exercício do ensino-aprendizagem, a melhor maneira de aprender é exercitando o conhecimento.
Os
livros, as aulas teóricas fornecem uma sólida base, porém assimilamos
verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para
aprender matemática, temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo
ocorre com as ciências naturais. No
método científico é a experimentação, que distingue uma ciência exata dos
demais ramos do conhecimento humano.
Através da experimentação e investigação, especulamos e comprovamos a
validade de nossas hipóteses mediante mais experimentos.
No desenvolvimento da eletiva, tentaremos despertar o interesse pela
investigação científica, estimular o desenvolvimento do método científico,
desenvolver competências e habilidades relacionadas com o fazer científico,
desenvolver o senso crítico, despertar o senso de cooperação, promover a
interação comunidade-escola, incentivar estudantes a seguirem carreiras
científico-tecnológicas, perceber a importância da multidisciplinaridade no
desenvolvimento da Ciência.
Para isso, serão utilizados instrumentos metodológicos diversos, como trabalhos em grupo, pesquisas bibliográficas, experimentos com materiais domésticos/ reciclados.
Na atualidade, a educação necessita
buscar formas de instaurar o processo de ensino-aprendizagem que motivem os
alunos, que despertem seu interesse pelo aprender, evitando aula que somente
repassa conhecimentos ou a escola que somente se define como socializadora e
deixa o professor/aluno acomodado. Essa necessidade torna fundamental a
promoção de uma cultura científica que propicie melhores condições para a busca
do conhecimento.
Tanto
a Física quanto a Química, por vezes se apresentam como ciências abstratas e
complexas e, na maioria das vezes, são ensinadas de maneira tradicional, de
forma que os alunos não compreendem seus fundamentos. Estes são sobrecarregados
de conteúdos de modo mecânico e acabam utilizando equações e fórmulas sem mesmo
entender seu significado. Isso gera nos estudantes uma aversão pelos estudos físico-químicos,
tornando ainda mais difícil seu aprendizado.
Existem
várias maneiras de tornar o Ensino de Física e de Química mais atraentes e são
diversos os recursos pedagógicos utilizados para tal. Estes recursos variam
desde atividades lúdicas e contextualizadas a cotidianas, investigativas e
experimentais.
A
importância da experimentação é reconhecida entre professores e alunos. No
entanto a maioria das escolas de Ensino Médio não realizam atividades físico-químicas
experimentais, mesmo em sala de aula.
Sendo diversos os motivos da falta de atividades práticas nas escolas,
que vão desde a falta e/ou deficiência de infraestrutura (laboratórios), falta
de professores especializados (é comum a precarização), falta de apoio da
escola quanto a recursos, carga horária curta.
A
importância do ensino de ciências na Educação Básica vem sendo justificada pela
necessidade da formação do cidadão para que este possa participar da sociedade
atual com maior compreensão e criticidade. Neste contexto o ensino da física e
da química deve apresentar um significado para o aluno, afim de que este tenha
um envolvimento não só intelectual, mas também afetivo.































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