23.2 M - A FERRAMENTA DA INCLUSÃO
O
Brasil é um país com uma população miscigenada, marcada por diferenças
religiosas, étnicas, de classe social, de gênero, dentre outras, e que carrega
– em decorrência dessas diferenças - uma carga de inúmeros preconceitos. Diante
deste cenário tão plural e heterogêneo, faz-se necessário uma abordagem que
tematize a possibilidade, o know-how e as ferramentas necessárias para
idealização, implementação e o efetivo desenvolvimento da inclusão social.
Isso
porque grande parcela da população brasileira é vítima de preconceitos de
diversas naturezas. Dentre essas, as pessoas com deficiência, que além de lidarem
no seu dia a dia com as suas próprias limitações e a idiossincrasia de seus
próprios condicionamentos no nível intrapessoal, também têm que lidar com a
rejeição (explícita ou velada), o capacitismo, as piadas, a indiferença, etc.,
no nível interpessoal. Ademais, não raro, ocorre dos preconceitos desta
natureza se manifestarem conjuntamente com preconceitos de outra ordem, tal
como o racismo, o sexismo e as discriminações contra a população LGBTQIA+, etc.
No
entanto, ainda dentro deste panorama social, mas ajustando o enfoque para a
dimensão da prática esportiva, constata-se ainda uma tímida participação das
pessoas com deficiência no universo esportivo. E mesmo dentre aquelas que já
praticam alguma modalidade esportiva, a despeito das inúmeras barreiras
existentes, encontram-se também a barreira das manifestações preconceituosas
acima mencionadas.
Apesar
disso, vale ressaltar que, de acordo com a Instituição Assistencial Meimei
(IAM) “a prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social. Ela
contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para formação do
indivíduo e é capaz de abrir oportunidades para toda vida.” O que é corroborado
pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que tem como objetivo “assegurar e promover, em condições de
igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com
deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.”
Tematizando
a questão do esporte como ferramenta de inclusão social e de desconstrução de
barreiras preconceituosas, a presente Eletiva de Base, através de aulas
expositivas e dialogadas, pesquisas bibliográficas e/ou virtuais, oficinas de
produção de material para prática esportiva adaptada, palestras, rodas de
conversa, exibição de audiovisuais, etc., vem oportunizar aos estudantes deste
Centro de Ensino o estudo e a reflexão acerca dos desafios enfrentados pelas pessoas
com deficiência.


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