23.1 V - O AMOR NO PEITO, A MÚSICA NA MENTE E A HISTÓRIA NAS MÃOS.
“O importante não é o que fizeram do
homem; mas o que ele fará com o que fizeram dele”
Jean Paul
Sartre
A Eletiva de Base ‘O Amor
no Peito, a Música na Mente e a História Nas Mãos’ foi idealizada e
elaborada pela Professora Raimunda Costa Melo, e desenvolvida com alunos das
turmas 100 e 101, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Noturno, do Centro de
Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.
As atividades
da Eletiva foram voltadas para a construção de conhecimentos relacionados à música
no Brasil, nos anos 60 e 70, tendo em vista o contexto histórico e as correntes
ideológicas do período. Para tal, foram desenvolvidas abordagens baseadas em
leituras, estudos e análises de poemas, letras de músicas, filmes e exposições
reflexivas acerca da temática, com o exame acurado dos estilos, das influências,
dos artistas (e suas trajetórias históricas), bem como os grandes sucessos da época.
Através
da poesia e da música foi possível à leitura se apresentar na escola, não
apenas no sentido de “se ler bem” um texto ou um livro, mas
objetivando o despertar de uma leitura crítica manifestada na capacidade de ler
aquilo que não está escrito, mas que pode ser inferido, deduzido. Com essa
proposta, pretendeu-se iniciar um longo caminhar em busca da filosofia, quando
os alunos poderiam ler, de modo crítico-filosófico, textos de diferentes estruturas
e registros.
Assim, a presente Eletiva
atendeu ao desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as
dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as
diversas áreas do conhecimento a partir de 7 macro campos: Acompanhamento
Pedagógico, Pesquisa, Cultura e Artes, Comunicação e uso de Mídias, Cultura
Digital, Participação Estudantil, e Leitura e Letramento. O projeto almejou
ser um instrumento para aproximar a escola atual da escola ideal.
Ao
longo da história, a música se fez presente nas mais variadas civilizações. No
Brasil, ela assumiu um papel importante na formação do país que, com dimensões
continentais, possui uma variedade de estilos musicais que se diferenciam de
acordo com o período histórico, os seus estados e as suas regiões.
Neste sentido,
para se compreender a história e os ideais deste país, foi importante estudar e
analisar as raízes que constituíram (e constituem) a cultura brasileira tal
qual ela é vivenciada musicalmente no dia a dia. Por conseguinte, foi necessário
conhecer não apenas os aspectos musicais que estruturam a música brasileira,
mas, sobretudo, os contextos sociocultural e histórico que circunscrevem os
eventos artísticos que promoveram as transformações do cenário musical no Brasil.
Por conta
disso, convém destacar que, além de contribuir para a cultura do país, a música
popular brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e
manutenção de diversos movimentos sociais. Assim, é pertinente, portanto, analisar
e estudar a música brasileira não somente como um movimento artístico e
cultural, mas também como uma manifestação política e social.
Com efeito,
poesia e crítica social caminham lado a lado na história literária nacional. Alicerçada
nesta ideia, a presente Eletiva se propõe investigar, identificar e analisar as
poesias de protesto de diferentes períodos, em especial dos anos 60 e 70, que
com musicalidade, trazem em suas entrelinhas mais que nuances artísticas,
trazem um veio histórico, rico em informações e em expressividade social, que em
muitos casos culminou em conquistas populares que ampliaram o pleno exercício da
cidadania.
Ademais,
esta proposta eletiva visou propiciar ao aluno a investigação, o debate e a visão
reflexiva sobre seu próprio contexto sociocultural. Isso porque, convém destacar,
os conceitos, teorias e materiais a serem trabalhados puderam ser base para a
ampliação do repertório sociocultural do aluno, possibilitando a este a
compreensão da massificação cultural que envolvia o cenário musical brasileiro
nas décadas de 60 e 70, e aquela que hoje impera neste nicho cultural empresarial.
Como o
estudo das produções musicais implica pensar nas relações do passado, nas
ideologias e nos pensamentos correntes à época, as áreas de História, Música e
Sociologia nortearam as reflexões e possibilidades a partir dos aspectos que
foram trabalhados neste projeto pedagógico eletivo.
Em suma,
um bom trabalho de leitura não poderia ficar restrito apenas ao que está
escrito explicitamente no texto. Foi preciso trabalhar com as inferências e,
principalmente, com a relação de um texto com outros textos, processando as
informações, intensificando a perspectiva analítica e crítica da leitura, da escuta
e da produção de textos verbais e multissemióticos.
Somente
assim foi possível alargar as referências estéticas, éticas e políticas que
cercam a produção e recepção de discursos, ampliando as possibilidades de
fruição, de construção e produção de conhecimentos, de compreensão crítica e
intervenção na realidade e de participação social dos jovens, nos âmbitos da
cidadania, do trabalho e dos estudos. E a música, ao coadunar em si melodia,
poesia e protesto, faz isso: contextualiza, infere, dialoga e convida à
reflexão, a ação e à intervenção.




























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