23.1 V - O AMOR NO PEITO, A MÚSICA NA MENTE E A HISTÓRIA NAS MÃOS.


“O importante não é o que fizeram do homem; mas o que ele fará com o que fizeram dele”

Jean Paul Sartre

A Eletiva de Base ‘O Amor no Peito, a Música na Mente e a História Nas Mãos’ foi idealizada e elaborada pela Professora Raimunda Costa Melo, e desenvolvida com alunos das turmas 100 e 101, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Noturno, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR.

As atividades da Eletiva foram voltadas para a construção de conhecimentos relacionados à música no Brasil, nos anos 60 e 70, tendo em vista o contexto histórico e as correntes ideológicas do período. Para tal, foram desenvolvidas abordagens baseadas em leituras, estudos e análises de poemas, letras de músicas, filmes e exposições reflexivas acerca da temática, com o exame acurado dos estilos, das influências, dos artistas (e suas trajetórias históricas), bem como os grandes sucessos da época.

Através da poesia e da música foi possível à leitura se apresentar na escola, não apenas no sentido de “se ler bem” um texto ou um livro, mas objetivando o despertar de uma leitura crítica manifestada na capacidade de ler aquilo que não está escrito, mas que pode ser inferido, deduzido. Com essa proposta, pretendeu-se iniciar um longo caminhar em busca da filosofia, quando os alunos poderiam ler, de modo crítico-filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.

Assim, a presente Eletiva atendeu ao desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 7 macro campos: Acompanhamento Pedagógico, Pesquisa, Cultura e Artes, Comunicação e uso de Mídias, Cultura Digital, Participação Estudantil, e Leitura e Letramento. O projeto almejou ser um instrumento para aproximar a escola atual da escola ideal.

Ao longo da história, a música se fez presente nas mais variadas civilizações. No Brasil, ela assumiu um papel importante na formação do país que, com dimensões continentais, possui uma variedade de estilos musicais que se diferenciam de acordo com o período histórico, os seus estados e as suas regiões.

Neste sentido, para se compreender a história e os ideais deste país, foi importante estudar e analisar as raízes que constituíram (e constituem) a cultura brasileira tal qual ela é vivenciada musicalmente no dia a dia. Por conseguinte, foi necessário conhecer não apenas os aspectos musicais que estruturam a música brasileira, mas, sobretudo, os contextos sociocultural e histórico que circunscrevem os eventos artísticos que promoveram as transformações do cenário musical no Brasil.

Por conta disso, convém destacar que, além de contribuir para a cultura do país, a música popular brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais. Assim, é pertinente, portanto, analisar e estudar a música brasileira não somente como um movimento artístico e cultural, mas também como uma manifestação política e social.

Com efeito, poesia e crítica social caminham lado a lado na história literária nacional. Alicerçada nesta ideia, a presente Eletiva se propõe investigar, identificar e analisar as poesias de protesto de diferentes períodos, em especial dos anos 60 e 70, que com musicalidade, trazem em suas entrelinhas mais que nuances artísticas, trazem um veio histórico, rico em informações e em expressividade social, que em muitos casos culminou em conquistas populares que ampliaram o pleno exercício da cidadania.

Ademais, esta proposta eletiva visou propiciar ao aluno a investigação, o debate e a visão reflexiva sobre seu próprio contexto sociocultural. Isso porque, convém destacar, os conceitos, teorias e materiais a serem trabalhados puderam ser base para a ampliação do repertório sociocultural do aluno, possibilitando a este a compreensão da massificação cultural que envolvia o cenário musical brasileiro nas décadas de 60 e 70, e aquela que hoje impera neste nicho cultural empresarial.

Como o estudo das produções musicais implica pensar nas relações do passado, nas ideologias e nos pensamentos correntes à época, as áreas de História, Música e Sociologia nortearam as reflexões e possibilidades a partir dos aspectos que foram trabalhados neste projeto pedagógico eletivo.

Em suma, um bom trabalho de leitura não poderia ficar restrito apenas ao que está escrito explicitamente no texto. Foi preciso trabalhar com as inferências e, principalmente, com a relação de um texto com outros textos, processando as informações, intensificando a perspectiva analítica e crítica da leitura, da escuta e da produção de textos verbais e multissemióticos.

Somente assim foi possível alargar as referências estéticas, éticas e políticas que cercam a produção e recepção de discursos, ampliando as possibilidades de fruição, de construção e produção de conhecimentos, de compreensão crítica e intervenção na realidade e de participação social dos jovens, nos âmbitos da cidadania, do trabalho e dos estudos. E a música, ao coadunar em si melodia, poesia e protesto, faz isso: contextualiza, infere, dialoga e convida à reflexão, a ação e à intervenção.  

 



























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