23.1 M - DE REPENTE, 40!

A Eletiva de Base ‘De Repente, 40!’ foi idealizada e elaborada pela Professora Maria Isabel Bezerra Novaes, e executada com os alunos e as alunas da 1ª série do Ensino Médio, das turmas 100 e 101, do turno Matutino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR, por ocasião – neste ano de 2023 - de seu aniversário.

Por ocasião do 40º aniversário do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha – CETAR, no intuito de celebrar a data e oportunizar aos estudantes o conhecimento da história desta instituição escolar e suas contribuições sócio culturais para a cidade de Nova Olinda do Maranhão e adjacências, idealizou-se e elaborou-se a presente Eletiva de Base. Para isso, fez-se necessário investigar, coletar informações, pesquisar e estudar a sua história e seus contributos.

Ressalta-se que, ao longo deste processo pedagógico, tem grande importância a pesquisa de campo junto à comunidade, especialmente com os primeiros funcionários e estudantes que ainda residem na cidade, bem coimo a análise detalhada dos dados coletados. Nesta parte do procedimento, destacou-se a busca por material fotográfico e/ou audiovisual da escola ao longo destas quatro décadas, salientando as mudanças físico geográficas pelas quais a instituição passou.

Esta fase do trabalho está pautada na pesquisa por meio de entrevistas com questionários semi estruturados, cuja finalidade é coletar dados junto à população, especialmente a parcela dos munícipes de maior faixa etária, recorrendo à memória individual e coletiva, enquanto fonte histórica. Sobre a memória, Lodolini evidencia a necessidade que o homem trouxe consigo, desde os primórdios, de preservá-la, registrando suas atividades

[...] desde a mais alta Antiguidade, o homem demonstrou a necessidade de conservar sua própria “memória” inicialmente sob a forma oral, depois sob a forma de graffiti e desenhos e, enfim, graças a um sistema codificado... A memória assim registrada e conservada constituiu e constitui ainda a base de toda atividade humana: a existência de um grupo social seria impossível sem o registro da memória, ou seja, sem os arquivos (LODOLINI, 1990 apud JARDIM, 1995, p. 4).

De acordo com Pereira “A construção da memória está estreitamente vinculada ao acesso à informação, que por sua vez está vinculada à organização dos seus suportes materiais.” (PEREIRA, 2011, p. 20). Nesse sentido, o presente projeto eletivo, também almejou constituir-se uma fonte posterior de pesquisa e parte do acervo desta instituição. Com efeito, conforme Merlo e Konrad, “Toda organização, pessoa e família necessitam de documentos para registrar bem como comprovar sua existência e suas atividades” (MERLO e KONRAD, 2015, p. 28.)

As atividades da Eletiva de Base “De Repente, 40!” foram voltadas para a trajetória histórica dos 40 anos do CETAR e a celebração dessa data especial, tendo em vista o contexto histórico, cultural e social em que tem estado inserida esta instituição escolar, visando propiciar o conhecimento da história e das contribuições sócio culturais deste Centro de Ensino para o município de Nova Olinda do Maranhão e regiões circunvizinhas.

Para alcançar este escopo foram desenvolvidas abordagens didático-metodológicas por meio de aulas expositivo-explicativas, pesquisas bibliográficas, virtuais e de campo, aulas-passeio, entrevistas, coleta, análise e seleção de dados, oficinas de construção de maquetes, trabalhos em grupo para produção de textos diversos, painéis e colagens de imagens, etc., busca por registros fotográficos e audiovisuais, dentre outras.

  

   

  

O hoje Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha, já passou também por mudanças na nomenclatura da escola. E as razões para tal também serão alvo de investigação acadêmica ao longo da eletiva. Inclusive, apontando as implicações que essas nomenclaturas tiveram no atendimento ofertado e no público-alvo atendido.


Ademais, outro aspecto importante a ser pesquisado foi o rol dos ex-alunos e seus prováveis destinos, com a coleta de informação acerca da influência que a passagem por esta escola impactou na vida destes egressos estudantes. Neste caso, em específico, foi feita uma abordagem com foco no quadro de ex-alunos que, posteriormente formados, retornaram a esta instituição como funcionários da casa.

Esta escola, em sua celebração das bodas de esmeraldas, têm sido um marco na história de vida de muitas famílias novaolindenses e das regiões adjacentes, desde seus primórdios de sua existência até os dias atuais, nos quais tem contado com diversos profissionais que, com seu trabalho, têm contribuído para formação de cidadãos e cidadãs mais conscientes de seus direitos e deveres e de seu papel na sociedade.

Com efeito, o Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha, além, de contribuir para o ensino/aprendizagem também é uma ponte para ingressar em uma universidade e/ou no campo profissional; desse modo, esta instituição gera oportunidade de emprego para ex-alunos e demais cidadãos novaolindenses contribuindo para o desenvolvimento cultural e sócio econômico do munícipio.

Resgatar a história desta casa é uma importante forma da preservação da memória de nosso povo e de nossa cidade e uma eficiente ferramenta da valorização da herança histórico-cultural da qual ela é partícipe e protagonista. Nesse sentido, a família CETAR não se restringe apenas aos funcionários e alunos desta escola, mas abrange a comunidade escolar e novaolindense em sua integralidade.
















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