2022.2 V - RESPIRE FUNDO E EXPERIMENTE A QUÍMICA DO AMOR!

A Eletiva de Base "Respire Fundo e Experimente a Química do Amor!" foi idealizada, elaborada e regida pela Professora Marcileia da Silva Costa e pelo Professor Roabe de Matos Araújo, sendo desenvolvida com os alunos e as alunas nela inscritos, oriundos das turmas 100, 101 e 102,da 1ª série do Ensino Médio, no turno Vespertino, na escola Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova Olinda do Maranhão - MA.

A temática em questão surgiu no intuito de atuar de forma interdisciplinar junto aos componentes Educação Física e Química, com o escopo de analisar, discutir e conhecer e descrever o processo físico-químico da respiração/hormônios e suas reações químicas no organismo humano, através de aulas expositivas, pesquisas, rodas de conversa, trabalhos em duplas/grupos, etc. com o auxílio de textos diversos, livros didáticos, slides, vídeos aulas, dentre outros.

Com efeito, um dos objetivos do novo ensino médio é a interdisciplinaridade visando um melhoramento na concepção dos discentes correlacionando duas ou mais disciplinas, e ainda buscando alternativas para atender as necessidades no que se refere à aprendizagem dos alunos, promovendo atividades diferenciadas. 

De acordo com pesquisadores da área da educação, a interdisciplinaridade supõe um eixo, assim como integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. (BRASIL, 2002, p. 88-89).

Então este projeto pedagógico de trabalho foi pensado a fim de estabelecer a integração entre as disciplinas de Educação Física e Química, com o objetivo de contextualizar os conteúdos trabalhados na disciplina de Química, ou seja, as reações químicas e que as mesmas estão presentes no nosso organismo e com a disciplina de Educação Física que trabalha exercícios físicos com objetivos específicos. 

Nesse sentido, o objetivo geral desta Eletiva de base foi analisar e compreender como atuam os hormônios no corpo humano, as suas reações, o processo químico–físico pelo qual ele passa, ampliando o conhecimento dos estudantes acerca do próprio corpo. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos:

• Discutir as reações físico–químico do corpo humano. 

• Conhecer o funcionamento do corpo humano através das reações hormonais no organismo. 

• Entender como funciona o processo de trocas gasosas e suas reações no momento da respiração. 

• Refletir sobre a importância da atividade física para o funcionamento do corpo.

Além do entendimento sobre interdisciplinaridade, foram abordadas as concepções da atual literatura sobre hormônios e suas reações químicas no organismo/processo físico–químico da respiração. 

Todas as funções do corpo humano e dos vertebrados de uma maneira geral são permanentemente controladas em estado fisiológico por dois grandes sistemas que atuam de forma integrada: o sistema nervoso e o sistema hormonal (Guyton & Hall, 1997). 

O sistema nervoso é responsável basicamente pela obtenção de informações a partir do meio externo e pelo controle das atividades corporais, além de realizar a integração entre essas funções é o armazenamento de informações na memória. A resposta aos estímulos (ou informações provenientes do meio externo ou mesmo do meio interno) é controlada de três maneiras, a saber: 1) contração dos músculos esqueléticos de todo o corpo; 2) contração da musculatura lisa dos órgãos internos e 3) secreção de hormônios pelas glândulas exócrinas e endócrinas em todo o corpo (Berne & Levy, 1996; juyton & Hall, 1997). 

Diferentemente dos músculos, que são os efetores finais de cada ação determinada pelo sistema nervoso, os hormônios funcionam como intermediários entre a elaboração da resposta pelo sistema nervoso e a efetuação desta resposta pelo órgão-alvo. Por isso, considera-se o sistema hormonal o outro controlador das funções corporais (Guyton & Hall, 1997; Wilson & Foster, 1988). 

Um hormônio é uma substância química secretada por células especializadas ou glândulas endócrinas para o sangue, para o próprio órgão ou para a linfa em quantidades normalmente pequenas e que provocam uma resposta fisiológica típica em outras células específicas. Os hormônios são reguladores fisiológicos - eles aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas que acontecem mesmo na sua ausência, mas em ritmos diferentes, e essas mudanças de velocidades são fundamentais no funcionamento do corpo humano (Schottelius & Schottelius, 1978). 

Analisando cuidadosamente o funcionamento do corpo humano, vemos que há tantas reações químicas ocorrendo ao mesmo tempo que ele poderia ser comparado a uma indústria química! O mecanismo de ação de alguns órgãos do nosso corpo pode ser relacionado com procedimentos bastante comuns aos químicos. Por exemplo, os rins funcionam como filtros, limpando nosso sangue, o que é um exemplo de um processo de separação. Além de outras funções, o fígado é responsável pela síntese de açúcar, ureia, e outras substâncias, o que nos lembra a síntese orgânica (GUGLIOTTI, 2002). 

O processo respiratório é importante para várias frentes de conhecimento, como por exemplo, no campo da medicina que estuda as doenças pulmonares obstrutivas crônicas DPOC’s (CELLI, 2004); na reabilitação respiratória (FLECK et al., 2016); no controle do stress (NETO, 2018), na diminuição de ansiedade e depressão (KLATT, BUCKWORTH, MALARKEY, 2009); na melhoria da fala (NISHIMURA, GIMENEZ, 2010) na capacidade do volume máximo e nas respostas fisiológicas do exercício (REIS et al., 2016). 

A importância da respiração na evolução do ser humano é fundamental por compreender a troca de oxigênio e de gás carbônico entre o ar ambiente e as células para manutenção da vida. Ela é a resposta fisiológica de troca de gases que fornece oxigênio para o sistema metabólico intracelular e elimina o gás carbônico (CO2), resultando como produto final o mecanismo (GUYTON, 1979). Também considerada uma resposta involuntária ligada ao sistema nervoso autônomo (BRACARENSE et al., 2016), a respiração tem papel fundamental sobre todos os sistemas da vida humana e consequente impacto no dia-a-dia. 

Para a realização de esforço físico é necessário haver coordenação entre as funções circulatória e respiratória. Através desta coordenação, pode-se determinar a capacidade de esforço de um indivíduo (SOUCHARD, 1989). À medida que o esforço físico é realizado, o consumo de oxigênio (O2) e a ventilação elevam-se quase que proporcionalmente devido a modificações na frequência cardíaca. Tais alterações retiram os sistemas orgânicos da homeostase, interferindo diretamente na condição do exercício muscular, no sono, nas emoções, na fonação, no choro e em mecanismos subjetivos (TENÓRIO et al., 2013). Os maiores impactos da vida cotidiana moderna são o estresse e ansiedade. O cérebro “emocional” interpreta o estresse como um estado de ameaça à sobrevivência. Esta percepção contínua de ameaça pode comprometer a saúde e a homeostase do organismo. O estresse é um fenômeno fisiológico, biológico, social, psicológico e emocional, associado a uma antecipação, com interrupção da homeostase (ULRICH-LAI & HERMAN, 2009). 

A respiração está diretamente relacionada com o sistema emocional. Quanto maior à variação da frequência respiratória, mais o controle emocional se desenvolve. Dessa forma, é possível reduzir os estímulos do sistema nervoso simpático e ativar o sistema nervoso parassimpático, bem como os hormônios do relaxamento (TERATHONGKUM & PICKLER, 2004). 

Levando em consideração esses conceitos, foi feito uma integração entre Educação Física e Química, corroborando com aprendizagem dos discentes, evidenciando que os exercícios físicos estão associados à Química, por meio de algumas reações no organismo.









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