2022.2 V - MARANHÃO, BERÇO DE HERÓIS!
A Eletiva de Base "Maranhão, Berço de Heróis!" foi idealizada e elaborada pelo Professor Danilo Ribeiro Leite, e desenvolvida com os(as) estudantes da 1ª série do Ensino Médio, das turmas 100, 101 e 102, do turno Vespertino, da escola Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova Olinda do Maranhão - MA.
A referida Eletiva atuou de forma interdisciplinar junto aos componentes Geografia e História, através de aulas expositivas/dialogadas, apresentação da temática ‘Maranhão, Berço de Heróis’, pesquisas bibliográficas e/ou virtuais (acerca das principais personalidades maranhenses em distintos segmentos), produções escritas, debates em grupos (sobre a trajetória dos principais atores do cenário político e educacional do Maranhão), produção de relatórios, confecção de mapas conceituais, audição/análise de letras de músicas maranhenses, rodas de conversa (sobre o conhecimento dos alunos acerca da cultura popular), trabalhos em grupo; socialização das pesquisas desenvolvidas, leitura de textos variados, seminário (sobre as mais importantes obras literárias maranhenses), dentre outros aparatos metodológicos. Para tal, utilizar-se-á de ferramentas como audiovisuais diversos, datashow, aplicativo Google Form, enciclopédias, etc..
A falta de reconhecimento e de autovalorização de grande parte da própria população do estado do Maranhão (especialmente dentre os mais jovens), conjuntamente com a ausência e/ou escassez de informações sobre referenciais representativos maranhenses suscitou a idealização desta Eletiva .
Por conta disto, o grande objetivo deste projeto eletivo foi possibilitar aos(às) estudantes conhecer as personalidades de destaque na história do Maranhão, distinguindo-as por seus campos de atuação nos cenários da literatura, política, música, esporte, educação e nas mais diversas manifestações artísticas e culturais do Maranhão.
Para conseguir atingir tal escopo foram traçados os seguintes objetivos específicos:
✓ Conhecer as principais personalidades da história maranhense, em seus múltiplos segmentos de atuação;
✓ Pesquisar a biografia das personalidades no campo político;
✓ Analisar a história das grandes personalidades da Literatura do Maranhão;
✓ Valorizar e caracterizar a Literatura maranhense a partir de seus principais autores;
✓ Identificar os principais ícones no campo musical maranhense, caracterizar suas produções;
✓ Conhecer e apreciar o valor da musicalidade nativa do Maranhão;
✓ Identificar os principais destaques no panorama artístico cultural maranhense, caracterizando suas áreas específicas de atuação e suas contribuições;
✓ Destacar a importância do teatro maranhense e seus principais ícones;
✓ Conhecer os principais projetos de pesquisa desenvolvidos por maranhenses de renome na área da saúde;
✓ Identificar os/as conterrâneos(as) de destaque na luta pelos direitos humanos, tanto no cenário maranhenses quanto no âmbito nacional;
✓ Conhecer os principais expoentes maranhenses na área esportiva e social, seja em âmbito maranhense, seja em âmbito nacional;
Esta ideia foi motivada pelo intuito de revelar aos estudantes locais as personalidades de nosso estado que fizeram e fazem uma história de destaque positivo e inspirador, que será conhecida, debatida, refletida e fomentadora de um genuíno orgulho de nosso povo pelos seus notáveis conterrâneos e conterrâneas, homens e mulheres que, com suas trajetórias de vida, destacaram-se e destacam-se, tanto no cenário local quanto nacional. Ademais, é imprescindível “a necessidade de enxergar a diversidade sociocultural que norteia a construção histórica do estado e de seu povo, tendo-se a ‘maranhensidade’ como eixo fundamental da construção deste currículo.” (DCTMA II, Textos Introdutórios, p.15).
Por conta disso, a presente Eletiva veio, ao questionar a falta de conhecimento das representatividades das figuras dos chamados heróis e heroínas do nosso estado, colocar em xeque os atuais referenciais que inspiram e motivam nossos jovens maranhenses, mesmo nas suas amplas pluralidade e diversidade, uma vez que essa parcela da população não pode ser considerada como “um conjunto social uniforme e homogêneo que tem como principal característica a unidade de indivíduos de uma mesma fase de vida” (PAIS, 2003, p. 96).
Com efeito, é preciso analisar como os estudantes infantojuvenis maranhenses são afetados pela falta e/ou escassez de referenciais representativos nativos, e ainda, pela busca destas representatividades fora do estado. Outrossim,
é preciso pensar juventude como diversidade geográfica, hábitos e gostos diferentes que precisam ser respeitados, além dos potenciais que os jovens têm. Portanto, é necessário considerar o protagonismo juvenil como participação ativa para que os jovens sejam agentes do seu processo formativo e agentes de mudanças, agentes que se envolvem na mudança de sua comunidade e do planeta. É necessário preparar esse jovem para viver a contemporaneidade, que é mutante. (DCTMA II, Textos Introdutórios, p.23).
Assim, este trabalho almeja também investigar o motivo de os alunos não conhecerem a História do Maranhão, no intuito de estimulá-los a buscar informações, conhecer mais a história do próprio estado e apreciar – com inflamada altivez - as “glórias do passado” e as riquezas do presente de uma cronografia tão rica e encantadora, ressaltando a importância dos valores humanos e dos bens culturais para a construção e o fortalecimento do sentimento de pertença e do orgulho em ser maranhense.
Nesta abordagem histórico pedagógica, os subtemas geradores foram desenvolvidos na perspectiva interdisciplinar envolvendo as componentes curriculares Geografia, História e Língua Portuguesa, por meio da ênfase na localização geográfica de origem das personalidades, da contextualização histórica de suas trajetórias de vida e contribuições à sociedade, e do estudo do gênero textual ‘Biografia’, como instrumento de leitura analítica e de produção criadora escrita.
Por conta da multiplicidade e diversidade de destaques de maranhenses notáveis, o enfoque desta eletiva perpassou por distintos segmentos da História do Maranhão, a saber, Política, Literatura, Música, Arte-Cultura e Comunicação, Direitos Humanos, Ciências e Saúde, e Esportes. Vale salientar que esta segmentação se deu apenas por razões didáticas, e obedeceu ao critério de maior notabilidade da vida dessas personalidades em seus respectivos segmentos.
Ademais, foi ainda estudada a cultura e os valores locais como genuínos traços maranhenses, em seus aspectos material e imaterial, que inspiram, cativam e encantam brasileiros e brasileiras dos outros estados da federação e cidadão e cidadãs do mundo inteiro. Nesse sentido, a 'maranhensidade' se configura como um verdadeiro saber assimilado de geração em geração e que se explicita no jeito maranhense de ser, de ver e de viver. Com efeito, salienta-se ainda que
os valores que a comunidade considera essenciais e que condensam esse saber são constantemente reafirmados e renegociados, construindo assim, [...] um currículo invisível, por meio do qual são transmitidas as normas do convívio comunitário e que, sem uma intenção explícita, esse currículo invisível vai sendo desenvolvido, dando às crianças o necessário conhecimento de suas origens e do valor de seus antepassados, mostrando quem é quem no presente e apontando para as perspectivas futuras. (DCTMA II, Textos Introdutórios, p.27).
Permitindo o conhecimento de nossos heróis e heroínas, abrir-se-á campo para o desenvolvimento de orgulho e do sentimento de pertença a esta terra tão singular e rica, pois ”esses valores transmitidos são importantes para a comunidade, significam a contínua reafirmação positiva desses valores enquanto expressão de uma forma de pertencimento” (Ibidem, p.27) e, consequentemente, fomentar-se-á a inspiração ao povo maranhense, especialmente entre nossos adolescentes e jovens, cultivando os valores e atitudes vividos por nossos nobilíssimos conterrâneos e conterrâneas.
Além disso, por corolário, foi desenvolvida uma conexão com a 9ª competência geral prescrita pela BNCC, que trata da empatia e cooperação, que diz:
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. (Ibidem, Formação docente para a implementação do novo currículo p.161-162).
Para isso, convém planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com a finalidade de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno (BRASIL, 1998), possibilitando ao discente nativo deste estado o conhecimento de sua história e da história de sua terra, a construção de sua própria identidade enquanto indivíduo e enquanto povo, e, de posse desta, a construção de uma história pautada no brilhantismo, empatia e genialidade de um povo e de uma cultura que se assina em seu próprio hino “Maranhão, berço de heróis!".
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