2022.2 V - INOVAR, INVENTAR E ENGENHAR: PEQUENOS CIENTISTAS, GRANDES INVENTORES!

 “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” 

ANTOINE LAVOISIER 

No mundo das invenções as coisas acontecem dessa maneira, o ontem não nos pertence e, por conseguinte, o presente pode ser transformado. Isso faz parte do processo, concluindo assim a permanente e incessante busca por novidades no mundo da Ciência. Contudo é o humano, o ser inventivo, da criatividade e da contestação. Começando pelas hipóteses, comprovando-as pelas testagens e finalmente chegando às respostas. 

As invenções ajudam a tornar o mundo suficiente ao proporcionar maneiras novas e mais fáceis de fazer as coisas. Invenções como o telefone, a eletricidade e a internet mudaram a experiência humana de forma inimaginável. Projetos escolares sobre invenções podem ajudar os alunos a se interessarem por esta atividade e a aprender ainda mais. 

Partindo destas premissas, a Eletiva de Base "Inov@r, Invent@r e Engenh@r! Pequenos Cientistas, Grandes Inventores." foi idealizada, elaborada e desenvolvida pelo Professor Ygor Victor Ferreira Pinheiro e pela Professora Raimunda Costa Melo, com os alunos e as alunas nela inscritos, oriundos das turmas 100, 101 e 102, do turno Vespertino, da 1ª série do Ensino Médio, da escola Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova olinda do Maranhão - MA.

O objetivo geral desta Eletiva de Base foi analisar processos inventivo-criadores ao longo da história para estimular os estudantes, despertando neles a percepção de que as invenções/criações são produtos da criatividade humana, fruto de mera coincidência e/ou de real necessidade, e de como esse processo criativo pode ser desenvolvido.

Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos:

• Conhecer a história de grandes invenções; 

• Esclarecer sobre as invenções e contexto em que objetos foram criados; 

• Conhecer a história dos inventores; 

• Conhecer a evolução tecnológica de alguns aparatos e/ou objetos; 

• Aprender a trabalhar em grupo e dividir funções.

Desenvolvendo a criatividade com o conceito fundamental de que é preciso “crer para ver”, ou seja, a teoria e a pratica andam juntas, atitude essencial para a mente inventiva, pois parte do princípio de que tudo começa no plano invisível, a imaginação e o subconsciente, para depois manifestar-se no plano físico. Sem essa premissa, a criatividade – e a inovação dela decorrente – é bloqueada no nascedouro, porque a inspiração e a engenhosidade da mente são impedidas de agir. 

A humanidade ao longo de toda sua existência desenvolveu diversas invenções, que ao perderem sua utilidade são descartados, ocasionado vários problemas para a população e o meio ambiente, dentre eles a proliferação de doenças causadas pela má destinação do lixo, que fica a céu aberto, poluindo corpos d'água, solo e o ar, danos ambientais, muitas vezes irreversíveis, pela contaminação do meio ambiente, que leva à morte de plantas e animais, causando um desequilíbrio ecológico, desta forma o reaproveitamento de parte desse matéria descartado, é fundamental pois utilizando-os na construção de outros inventos, estaremos minimizando estes impactos.


Professor Ygor Victor e a Professora Raimunda Melo, os idealizadores e regentes da Eletiva 
'Inov@r, Invent@r e Engenh@r - Pequenos Cientistas, Grandes Inventores'.



Equipe 'Os Guerreiros'.


Equipe 'Gênios da Invenção'.

Equipe 'Fabricantes de Soluções'.

Equipe 'Visão Diferenciada'.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.