2022.2 V - ENTRE GIGANTES: CULPADOS OU INOCENTES?

A presente Eletiva de Base foi idealizada, elaborada e desenvolvida pelo Professor Nilson Sampaio de Sousa com os alunos e as alunas nela inscritos oriundos das turmas 100, 101 e 102, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Vespertino, do Centro de ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova Olinda do Maranhão - MA.

O objetivo geral deste projeto pedagógico eletivo foi possibilitar aos estudantes a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo,  ampliando, diversificando e aprofundando conceitos, procedimentos e/ou temáticas no que diz respeito às diversas crenças cotidianas com o intuito de desenvolver as habilidades individuais de cada um(a), promovendo o trabalho em equipe, despertando a curiosidade, preparando para a construção e elaboração do próprio conhecimento com autonomia e criticidade e, fortalecendo o vínculo no que se refere aos gêneros, à sexualidade, ao poder, e ao dialogo intercultural e interreligioso.

Para a consecução desta meta traçou-se os seguintes objetivos específicos:

✓ Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, integração social e saúde); 

✓ Promover a aprendizagem em grupos; 

✓ Estimular a vida saudável e a prevenção às doenças; 

✓ Estimular o trabalho em grupo; 

✓ Dominar os códigos linguísticos a partir da leitura de textos e interpretações, relacionadas às práticas e vivências sociais; 

✓ Explorar gírias e expressões populares, nascidas em meio aos jovens, aludindo às diversas culturas; objetivando a construção de um espaço democrático social; 

✓ Promover aprendizagem significativa a partir de atividades dinâmicas, lúdicas e interativas; 

✓ Desenvolver atividades cooperativistas para o convívio em grupo; 

✓ Compreender a importância de um trabalho em equipe; 

✓ Potencializar saberes e fazeres da coletividade; 

✓ Contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos diversos grupos; 

✓ Demonstrar comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento da Eletiva de Bases. 

✓ Expressar-se e comunicar-se através da arte cotidiano, e por meio dela, expressamos a nossa visão de mundo. 

✓Apresentar atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os colegas a partir dos conteúdos. 

✓ Fortalecer práticas democráticas, dos Direitos Humanos mediante discursões em tema polêmicos. 

✓ Produzir conteúdo educativos e conscientes nos grupos sociais, a fim de dar voz à juventude e espaço para que os jovens atuem na comunidade escolar. 

✓ Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e que circulam em diferentes ambientes escolares que valorizam atitudes e comportamentos. 

✓Expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, a partir da construção de paródias, músicas, entre outros. 

Sabe-se que as Eletivas de Base são um dos componentes da parte diversificada e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdo, temas ou áreas da Base Nacional Comum. Nesse sentido, considera-se a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento. Assim, são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores e ainda desenvolver o senso crítico nos estudantes, estimulando a criatividade. 

Para isso, almejou-se identificar, na diversidade de contextos filosóficos, sociais e linguísticos os modos de vida dos grupos familiares, práticas, crenças, valores e normas relacionadas às diferentes identidades socioculturais; a partir das demandas locais, regionais, por meio da realização de pesquisas, de rodas de conversa, da idealização, produção e apresentação de encenações, da elaboração de cartazes e slides, da composição de músicas (autorais) pelos estudantes, da construção de textos multitemáticos, da realização de debates, da leitura e interpretação de letras de músicas, da exposição de imagens filosófico-problematizadoras e da utilização de mídias como ferramenta do diálogo e da interação. 

Esta prática metodológica se utilizou de instrumentos como computadores/tablets, celulares, pendrives, papéis diversos Apostilas, Livros, Lápis, Caderno, Internet, fone de ouvido, tintas, pincéis, câmeras digitais, slides, cabo de áudio, microfone, caixa amplificada, Xérox, dentre outros.

Partindo desses pressupostos, a Eletiva de Base ‘Entre Gigantes: “inocentes ou culpados?’ possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, unindo teoria e prática de forma contextualizada e significativa, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. 

Ademais, o presente projeto de Eletiva visa, entre outros aspectos, despertar nos estudantes o interesse no próprio processo de ensino aprendizagem. Além de encontrar um ambiente propício neste Centro de Ensino, essa Eletiva permitiu a multidisciplinaridade como um fator de integração de conhecimentos, bem como, deve-se salientar que, nessa experiência, estiveram nitidamente presentes os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. 

Desta forma, a Eletiva procurou desenvolver habilidades para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; além de instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, os(as) estudantes possam elaborar trabalhos, oportunizando a criação de um comportamento crítico e reflexivo. 

Ressalta-se ainda que a didática adotada teve por escopo proporcionar maior participação nas aulas, bem como uma formação de sujeitos mais críticos e participativos socialmente. Por conta disso, o aparato metodológico permitiu o desenvolvimento da criatividade e ludicidade, como características essenciais para a sociedade contemporânea.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.