2022.2 N - TÁ DE BRINCADEIRA?!
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Professores Danilo e Airton, idealizadores e regentes da Eletiva "Tá de Brincadeira?!". |
A presente proposta foi idealizada e elaborada pelos Professores Danilo Ribeiro Leite e Airton Gomes Costa, e surgiu da necessidade de dinamizar as aulas de Física e Geografia a fim de minimizar o analfabetismo nestas duas áreas. O que implica desenvolver de maneira significativa a rotina pedagógica nestas componentes curriculares, por meio do elo entre teoria e prática.
Nesse aspecto, a Eletiva de Base ‘Tá de Brincadeira?!’ veio abordar – de maneira teórica - a importância do lúdico em sala de aula como ferramenta no ensino aprendizagem, implementando nas oficinas de produção e nos laboratórios pedagógicos – de modo pratico – o uso desses recursos e técnicas.
O objetivo geral desta Eletiva foi permitir ao/à estudante conhecer e analisar jogos que podem ser confeccionados a partir de materiais recicláveis para utilização como ferramenta metodológicas, afim, de criar novas práticas no ensino médio para minimizar o analfabetismo em física e geografia em relação aos conceitos básicos trabalhados.
Para a consecução desta meta foram traçados os seguintes objetivos específicos:
✓ Pesquisar jogos que podem ser utilizados como ferramenta didático pedagógica no processo de ensino aprendizagem;
✓ Escolher as metodologias que podem ser desenvolvidas em sala de aula por meio da aplicação dos jogos didáticos;
✓ Conhecer quais jogos podem ser confeccionados a partir de materiais reutilizáveis;
✓ Identificar quais as dificuldades encontradas pelos alunos em relação a conceitos básicos de física e geografia;
✓ Aplicar jogos como ferramenta pedagógica para dinamizar a temática abordada;
✓ Desenvolver, por meio de oficinas, jogos de tabuleiro para auxiliar na aprendizagem de física e geografia;
✓ Relacionar jogos e técnicas pedagógicos aos conceitos basilares das áreas de física e geografia.
Os jogos e brincadeiras motivaram os discentes a construir/obter novos conhecimentos quebrando o paradigma da metodologia tradicional, na qual vigora a monotonia em sala de aula. O aluno quando participa da aula de forma interativa se sente mais seguro e autônomo.
Acerca dessa questão as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006, p. 28) afirmam que:
Os jogos e brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento. Permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe, utilizando a relação entre cooperação e competição em um contexto formativo.
Com efeito, através dos jogos e técnicas pedagógicos, o aprendizado se consubstancia de forma mais significativa e dinâmica. Por conseguinte, os alunos apreendem mais conhecimentos e melhoram sua capacidade de interação e competitividade. O discente aprende a trabalhar em equipe e a se comunicar com mais facilidade acelerando o seu crescimento intelectual.
Ainda conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (ibidem,2006 p.28),
Utilizar jogos como instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos já estão determinados; mas, principalmente, estimular a criação, pelos alunos, de jogos relacionados com os temas discutidos no contexto da sala de aula.
A confecção dos jogos pelos alunos é de extrema importância, pois promove e estimula a criatividade e proporciona uma maior interação entre os participantes. Quando os alunos se envolvem na criação dos jogos se sentem mais estimulados e o processo ensino aprendizagem de conteúdos abordados em sala de aula se concretiza de forma mais eficiente. Garcez (2014) diz que:
O jogo possui um caráter de fascinação que envolve totalmente o participante em sua execução. Essa intensidade do jogo e sua capacidade de envolvimento explica-se em sua própria essência, que pode ser expressa de uma maneira mais precisa e menos inadequada pela palavra divertimento. Jogos didáticos contribuem para o envolvimento dos alunos entre si, Castellar e Vilhena (2010) afirmam a importância dos jogos e as brincadeiras, pois são situações de aprendizagem que permite a interação entre alunos e professor, estimulam a cooperação, e o processo contínuo de descentralização, e ao mesmo tempo auxilia na formação de conceitos.
Os jogos didáticos auxiliam na fixação do conteúdo e estimula o raciocínio lógico, sendo um instrumento que proporciona maior motivação e interação dos alunos com as atividades propostas.
As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. (IAVORSKI e VENDITTI JUNIOR). Nesta perspectiva, considera-se que os jogos didáticos contribuem para o ensino aprendizagem por possuir formas dinâmicas para abordar o conteúdo em sala, tendo assim maior aproveitamento nas aulas.
A Eletiva de Base ‘Tá de brincadeira?!’ foi desenvolvida com os alunos da 1° Etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da escola Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, em Nova Olinda do Maranhão, cujo enfoque se deu através da preparação, confecção e utilização de jogos diversos como ferramenta pedagógica nas aulas de Física e Geografia. Com efeito, o lúdico, apesar de diversão e prazer, é uma possibilidade muito rica de aprendizado, com inúmeras potencialidades para se desenvolver habilidades e competências (PERRENOUD, 2000).
Em suma, este projeto de Eletiva tem como finalidade não somente a aplicação da ludicidade pela ludicidade, do jogo pelo jogo, como um fim em si mesmo, mas almeja ainda fazer uso – como matéria-prima na produção de artefatos pedagógicos - de materiais variados que seriam descartados na natureza.
Aprender é uma atividade cognitiva processual e multifacetada. E quanto mais prazerosa e conectada à realidade ela for, mais significativa será a aprendizagem. Não se trata de brincar de estudar, mas de utilizar estrategicamente alguns jogos, técnicas e brincadeiras para aprender melhor.
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Professores Danilo e Airton, idealizadores e regentes da Eletiva "Tá de Brincadeira?!". |
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