2022.2 - M - GEOQÚIMICA DOS SOLOS.

A Eletiva de Base "Geoquímica dos Solos" foi idealizada, elaborada e regida pelo Professor Robson Costa Silva e pela Professora Maria Eudilene de Sousa Castro, e desenvolvida com os(as) alunos(as) nela inscritos, oriundos das turmas 100 e 101, da 1ª série do Ensino Médio, do turno Matutino, da escola Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, de Nova Olinda do Maranhão - MA.

Este projeto pedagógico eletivo teve como escopo atuar de forma interdisciplinar junto às disciplinas Geografia e Química, através de aulas expositivas e dialogadas, leituras e análises de textos, gráficos e mapas, debates e discussões sobre a realidade social, problematização de temais sociais, pesquisas, recreações, observações e experimentos locais, utilizando como ferramentas didáticas mídias digitais, data show, textos diversos, instrumentos de medidas, amostras de solo, além de outros materiais para experimentos.

Assim, esta Eletiva de Base teve por objetivo geral integrar e promover os conhecimentos das disciplinas de química e geografia, a partir da temática “solos”, despertando nos alunos o interesse na conservação e qualidade do solo como base para a qualidade do ar, da água e a preservação da vida, além de promover a educação e a popularização do conhecimento sobre a ciência do solo.

Para isso, foram traçados os objetivos específicos abaixo elencados:

• Caracterizar os diferentes tipos, os processos de origem e a classificação das rochas; 

• Estabelecer relação entre a composição das rochas e suas aplicações no cotidiano; 

• Reconhecer a importância do dinamismo da Terra para a constituição da crosta terrestre; 

• Correlacionar a importância da biodiversidade na Terra para o desenvolvimento social, econômico, cientifico e cultural do mundo contemporâneo; 

• Reconhecer a importância do solo - para uso e ocupação - na agricultura e em outras áreas, como a construção civil; 

• Despertar no estudante do ensino básico o interesse em conservação e qualidade do solo como base para a qualidade do ar, da água e a preservação da vida; 

• Explicitar o papel dos ciclos biogeoquímicos na formação dos solos; 

• Identificar o caráter ácido e básico dos solos; 

• Descrever o processo de formação do solo no decorrer do tempo; 

• Produzir maquetes ilustrativas de assuntos abordados; 

• Discutir os fatores de formação do solo; 

• Demonstrar a capacidade de infiltração/retenção da água em diferentes tipos de solo; 

• Destacar a importância da matéria orgânica na retenção da água; 

• Demonstrar a existência de cargas elétricas no solo; 

• Debater a finalidade das cargas elétricas presentes no solo.

Com efeito, o atual ensino trata de uma quantidade excessiva de informações fornecidas por todas as componentes curriculares do ensino básico. O ensino das disciplinas Química e Geografia têm seus conteúdos ensinados de forma fragmentados. A prática pedagógica destas componentes no Ensino Médio acaba sendo um desafio para muitos professores e alunos. Há insatisfação entre os alunos, que consideram estas disciplinas difíceis e que exigem muita memorização. Além de se restringem a uma abordagem estritamente formal, deixando de lado várias possibilidades que existem para tornar estas componentes mais palpáveis e associadas aos avanços científicos e tecnológicos atuais e presentes no mundo que cerca o aluno. 

Os estudos sobre solos nas disciplinas envolvidas nesta eletiva ocorrem de forma dissociada, deixando de lado a sua importância na produção de alimentos, captação e purificação das águas pluviais, extração de minerais, e sem incluir temas ambientais de problemas provenientes da contaminação dos solos, lixo (produção e destinação), erosão dos solos. Tais estudos só contemplam os eixos: formação dos solos, horizontes e localização, omitindo ou abordando de maneira extremamente superficial a sua função social, ambiental e econômica. 

A Química e a Geografia são instrumentos da formação humana, e somente podem ampliar os horizontes culturais e a autonomia dos alunos se o conhecimento químico e geográfico for ofertado como um dos meios de interpretar o mundo e nele intervir. Com efeito, aprender conteúdos destas componentes curriculares deverá estar para além do “aprendizado” do que se consagrou chamar de conteúdos escolares, envolve uma compreensão sobre as aprendizagens como produtos sociais e suas formas de questionar o mundo. 

Desse modo, o objetivo dessa Eletiva é possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer mais a fundo a temática solo sob os seus múltiplos enfoques, bem como as diversas profissões correlacionadas a esta área. Ademais, constitui ainda escopo deste projeto eletivo enriquecer o conhecimento discente, além de ampliar, diversificar e aprofundar conceitos e procedimentos, favorecendo a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos, e - principalmente - para o ingresso e a permanência futura no mercado de trabalho.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.