2022.1 V - RAÍZES: EM BUSCA DA ANCESTRALIDADE NEGRA!

A Eletiva de Base "Raízes: Em Busca da Ancestralidade Negra!" foi idealizada e desenvolvida pelo Professor Danilo Ribeiro Leite, conjuntamente com alunos das turmas 100, 101 e 102, da 1ª Série do Ensino Médio, do turno Vespertino, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR.

Trata-se de uma abordagem de caráter histórico-investigativo com o intuito de buscar mais e melhores informações acerca da ancestralidade negra dos alunos e alunas deste Centro de Ensino por meio da pesquisa pelos itinerários dos negros escravizados que aportaram no Maranhão.

Grosso modo, a presente Eletiva se propõe atuar de forma interdisciplinar junto aos componentes Geografia e História, através de Aulas expositivas e dialogadas, Apresentação para os alunos de um documentário com tema Raízes, Aulas expositivas e dialogada a respeito dos principais processos migratórios das primeiras populações a ocupar o noroeste maranhense; Produção escrita a partir de textos relacionados  ao tema  em foco; Debates em grupos sobre os principais fluxos migratórios do nosso território, identificando os principais grupos de escravos trazidos para esta região; Produção de relatórios acerca da realidade das famílias afrodescendentes; Confecção de mapas com os principais fluxos migratórios no território maranhense; Audição e análises de músicas que retratam a realidade negra; Roda de conversas a respeito da ancestralidade dos estudantes; Pesquisas bibliográficas e de campo para identificar as contribuições linguísticas, culturais e religiosas de origem e/ou influência africanas; Trabalhos em grupo; Socialização de resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes, a partir do uso do Celular e/ou Câmera fotográfica, Textos variados, Audiovisuais, Datashow, Aplicativo Google Form, etc.

Nesta proposta pedagógica foram relacionados os vários aspectos dos processos migratórios dos quais participaram os negros e negras escravizados(as) trazidos ao Maranhão, em especial, aqueles e aquelas que chegaram à mesorregião do Baixo Mearim, de onde veio parte da população de Nova Olinda do Maranhão e, da influência desses processos na constituição linguística regional e local, por meio do uso de Data show, Celular/câmera, Mídias áudios visuais, Livros e revistas temáticas, Material impresso (apostilas, imagens e textos), Mapas temáticos, Apresentação em PowerPoint, Computador, etc.


JUSTIFICATIVA

De acordo com os dados do IBGE, o Maranhão possui cerca de 70 % de sua população predominantemente negra. Mesmo com essa maioria populacional pouco se sabe sobre a origem exata dessa ancestralidade afro-brasileira.

Frequentemente, de maneira genérica costuma-se relacionar a pele negra à descendência dos africanos escravizados. Entretanto, as informações que indicam com maior exatidão a procedência histórico-geográfica dessas origens são pouco conhecidas (propositalmente ou não!) e pouco difundidas para este segmento da população.

Por conta dessa escassez de informações, a população negra vive no quase total desconhecimento das suas raízes ancestrais. Diante desta realidade surge a necessidade de estudos que tragam informações e luzes para essa parte de nossa história. Nesse sentido, a presente Eletiva de Base tem a pretensão de, por meio de estudos e análises, identificar prováveis origens ancestrais da africanidade em solo maranhense, e, mais especificamente, da população de Nova Olinda do Maranhão.

Segundo os dados do IBGE, aproximadamente 80% da população do município de Nova Olinda do Maranhão é constituída por negros e pardos. E, da mesma maneira que o restante dos maranhenses de pele negra, os novaolindenses não conhecem com exatidão as suas origens.

Nesse grupo de munícipes destacar-se-á os alunos e alunas negros(as) e/ou pardos(as) do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (CETAR), com os quais a Eletiva de Base “Raízes: Em Busca de Nossa Ancestralidade Negra”, desenvolverá uma jornada de estudos dirigidos com o propósito de oferecer respostas mais precisas em um esforço de reconstruir percursos históricos na genealogia e memória de nossos estudantes e suas famílias.

Com efeito, resgatar a ancestralidade não é apenas um mero resgatar da figura dos entes ancestrais. Segundo SILVA, (2020), Ancestralidade é

Aquilo que nos compõe, não somente elementos culturais ou sociais; sim, somos resultado de um processo cultural não isento, nem neutro, mas contextualizado; mas, para, além disto, o corpo traz marcas genéticas naturais e transmutadas pelo tipo de vida que os antecessores viveram. Essas marcas passam ao nosso corpo geneticamente, fenômeno físico, filosófico, espiritual, mítico e desemboca no espectro cultural, social e comportamental.

Partindo desta perspectiva, ao cursar esta Eletiva de Base, o educando terá a oportunidade de buscar conhecer melhor suas origens e melhor compreender e valorizar sua identidade, suas memórias e sua história.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

   Conhecer a ancestralidade africana dos alunos e alunas deste Centro de Ensino, por meio de análises histórico-geográficas, identificando e descrevendo a origem e os fluxos migratórios de que participaram os ancestrais de nossos discentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ø Pesquisar sobre os processos migratórios das primeiras populações a ocupar noroeste maranhense;
  • Ø Entrevistar os familiares mais idosos dos estudantes sobre suas origens;
  • Ø Reconstruir a identidade ideológica com análise dos fluxos migratórios no tempo cronológico desde o período da escravização dos africanos até os seus descendentes dos dias atuais;
  • Ø  Identificar os primeiros grupos de escravos trazidos para o maranhão;
  • Ø  os fluxos no território maranhense dos escravos africanos;
  • Ø Conhecer os fluxos migratórios no território maranhense dos escravizados africanos que aqui aportaram;
  • Ø  Identificar as contribuições linguísticas, culturais e religiosas de origem africana;
  • Ø  Resgatar e valorizar a africanidade dos estudantes;
  • Ø  Combater o preconceito em suas múltiplas manifestações;
  • Ø Construir mapas genealógicos baseado nos fluxos migratórios das primeiras populações do noroeste maranhense.


CULMINÂNCIA DA ELETIVA

A Culminância desta Eletiva de Base realizou-se através de:

  1. Exposição das pesquisas produzidas pelos alunos;
  2. Desfile Beleza Negra;
  3. Exposição de pratos de origem africana e/ou afrobrasileira;
  4. Relatos de Vivência da Eletiva;
  5. Exposição de fotos e materiais que simbolizam a cultura afro-brasileira; 




    














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25.1 M - QUEM SOU EU?

25.1 M - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.

25.1 V - ENTRE O AMOR E A DOR: RESSIGNIFICANDO VIDAS ADOLESCENTES E JOVENS - VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DA VIOLÊNCIA.