2022.1 N - A ILUSÃO DA FELICIDADE: DO SONHO AO PESADELO.
A Eletiva de Base "A ILUSÃO DA
FELICIDADE: DO SONHO AO PESADELO" foi idealizada e desenvolvida pela
Profª Marcileia da Silva Costa e pelo Profº Elielson Carlos Silva Liam, em
conjunto com alunos e alunas das turmas 100, 101 e 102, da 1ª Etapa da Educação
de Jovens e Adultos - EJA, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR,
no 1º semestre deste ano de 2022.
Este projeto teve por pretensão atuar de forma interdisciplinar
junto às disciplinas Arte e Química, com o objetivo de discutir acerca da prevenção do uso indevido de drogas licita e ilícitas, pesquisando, analisando e refletindo sobre estratégias
para o enfrentamento desta problemática, promovendo ações e práticas educativas, reconhecendo os
riscos que o uso de drogas traz para a saúde, e as reações que causam no corpo;
e ainda, relacionar o tipo de substancia presente com a reação específica dela no
organismo humano.
O modus operandi pedagógico desta Eletiva de Base
deu-se através de aulas expositivas, debates, rodas de conversa,
oficinas de arte, compartilhamento de experiências vividas/conhecidas,
palestras de sensibilização, exibição de reportagens e/ou documentários, dentre
outros. Para tal, foram utilizados como recursos: mídias digitais, slides,
computador, projetor, quadro branco e pinceis, vídeos, reportagens, músicas,
documentários, e palestras com profissionais que atuam no enfrentamento e
prevenção do uso de drogas.
JUSTIFICATIVA
O uso de drogas é um
fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave
problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais para o
futuro dos jovens e de toda a sociedade (MARQUES; CRUZ, 2000). O consumo de drogas
lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em
curto ou longo prazo, tais como: mudanças no apetite e no sono, alterações na
frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e
de outras complicações, como o câncer (ALBUQUERQUE, 2017).
Os riscos são muitos e
podem levar a sequelas irreversíveis, uma vez que o desenvolvimento do cérebro,
principalmente do córtex frontal, ocorre até os 24 anos. Por conseguinte, o uso
de
drogas durante a adolescência até essa idade é mais prejudicial e tem pior
prognóstico, bem como uma maior predisposição de desenvolver comorbidades (HOSPITAL SANTA MÔNICA,
2019).
Portanto,
evidencia-se a necessidade de buscar estratégias eficazes para diminuir o uso
de substâncias psicoativas e desenvolver uma intervenção junto à família, aos
adolescentes, aos jovens e profissionais da saúde para atuar na prevenção do
uso abusivo de drogas, proporcionado ações de prevenção que ajudem a diminuir o
uso de SPA e informando os danos causados pelo consumo abusivo dessas
substâncias.
Dentre
essas estratégias, a presente eletiva utilizará da arte para inspirar e empoderar
os alunos nesta luta. De fato, segundo Xerez (2014), a arte desenvolveu-se com
um papel ativo na vida em sociedade desde os primórdios da existência humana.
Como exemplo disso, têm-se as pinturas rupestres dos povos antigos, as quais
representavam a cultura e a forma de organização dessas sociedades. Partindo de
tal conhecimento histórico sobre essa relação, é perceptível o caráter
cognitivo que a arte possui, uma vez que influencia e é influenciada pela
realidade social onde está inserida (XEREZ, 2014).
Por corolário, a arte pode ser
uma importante ferramenta de divulgação de informações e de prevenção ao uso de
drogas. Com efeito, a arte imitando a vida de uma maneira clara e educativa,
uma peça teatral sobre drogas, mostrando o estrago e as dores causados pelo
vício em drogas, os jovens interagindo por meio da música, a poesia denunciando
a morte… tudo isso é muito rico em emoções e faz com que se mostre de uma
maneira viva e intensa o problema das drogas no mundo.
Ademais, todas as estratégias
inteligentes devem ser utilizadas afim de se fazer a prevenção. A comunidade, a
escola, a sociedade em geral precisam desse alerta e, mais do que nunca, urge o
desenvolvimento de ações positivas para o esclarecimento e combate ao uso das
drogas.
OBJETIVOS
Promover ampla
discussão e reflexão sobre a prevenção do uso indevido de drogas licita e
ilícitas, promovendo a criatividade discente como ferramenta de prevenção e
alerta acerca deste uso.
● Discutir
estratégias para o enfrentamento do uso de drogas através de ações e práticas
educativas;
● Reconhecer os
riscos que o uso de drogas trás para a saúde e as reações que causam no corpo;
●Relacionar o
tipo de substancia presente com a reação no organismo humano;
● Utilizar a
arte com forma de prevenção ao uso das drogas;
● Realizar
oficinas de arte no intuito de promover a divulgação de informações de combate
ao uso das drogas;
● Identificar os
compostos orgânicos presentes em cada tipo de drogas;
● Relacionar
problemas sociais causados pelo uso indevido de drogas.
● Interpretar as transformações em
diferentes linguagens e representações, ocorridas e observadas no cotidiano, em
processos naturais ou industriais;
· Apropriar-se de conhecimentos da Química para, em situações problemas, interpretar, avaliar ou planejar intervenções cientifico-tecnológicas.
CULMINÂNCIA
· A Culminância da referida Eletiva realizou-se com Relatos de vivência ocorridas durante esta Eletiva, Exposição de Stands alusivos às drogas e às açoes em seu combate, Apresentação de Curtametragem abordando a temática, e uma Dramatização enfatizando as perdas por uso de drogas, o resgate e inserção do individuo novamente na sociedade.


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