2022.1 N - A ILUSÃO DA FELICIDADE: DO SONHO AO PESADELO.

 

A Eletiva de Base "A ILUSÃO DA FELICIDADE: DO SONHO AO PESADELO" foi idealizada e desenvolvida pela Profª Marcileia da Silva Costa e pelo Profº Elielson Carlos Silva Liam, em conjunto com alunos e alunas das turmas 100, 101 e 102, da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos - EJA, do Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha - CETAR, no 1º semestre deste ano de 2022.

Este projeto teve por pretensão atuar de forma interdisciplinar junto às disciplinas Arte e Química, com o objetivo de discutir acerca da prevenção do uso indevido de drogas licita e ilícitas, pesquisando, analisando e refletindo sobre estratégias para o enfrentamento desta problemática, promovendo ações e práticas educativas, reconhecendo os riscos que o uso de drogas traz para a saúde, e as reações que causam no corpo; e ainda, relacionar o tipo de substancia presente com a reação específica dela no organismo humano.

O modus operandi pedagógico desta Eletiva de Base deu-se através de aulas expositivas, debates, rodas de conversa, oficinas de arte, compartilhamento de experiências vividas/conhecidas, palestras de sensibilização, exibição de reportagens e/ou documentários, dentre outros. Para tal, foram utilizados como recursos: mídias digitais, slides, computador, projetor, quadro branco e pinceis, vídeos, reportagens, músicas, documentários, e palestras com profissionais que atuam no enfrentamento e prevenção do uso de drogas.


JUSTIFICATIVA

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais para o futuro dos jovens e de toda a sociedade (MARQUES; CRUZ, 2000). O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo, tais como: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer (ALBUQUERQUE, 2017).

Os riscos são muitos e podem levar a sequelas irreversíveis, uma vez que o desenvolvimento do cérebro, principalmente do córtex frontal, ocorre até os 24 anos. Por conseguinte, o uso de drogas durante a adolescência até essa idade é mais prejudicial e tem pior prognóstico, bem como uma maior predisposição de desenvolver comorbidades (HOSPITAL SANTA MÔNICA, 2019).

Portanto, evidencia-se a necessidade de buscar estratégias eficazes para diminuir o uso de substâncias psicoativas e desenvolver uma intervenção junto à família, aos adolescentes, aos jovens e profissionais da saúde para atuar na prevenção do uso abusivo de drogas, proporcionado ações de prevenção que ajudem a diminuir o uso de SPA e informando os danos causados pelo consumo abusivo dessas substâncias.

Dentre essas estratégias, a presente eletiva utilizará da arte para inspirar e empoderar os alunos nesta luta. De fato, segundo Xerez (2014), a arte desenvolveu-se com um papel ativo na vida em sociedade desde os primórdios da existência humana. Como exemplo disso, têm-se as pinturas rupestres dos povos antigos, as quais representavam a cultura e a forma de organização dessas sociedades. Partindo de tal conhecimento histórico sobre essa relação, é perceptível o caráter cognitivo que a arte possui, uma vez que influencia e é influenciada pela realidade social onde está inserida (XEREZ, 2014).

Por corolário, a arte pode ser uma importante ferramenta de divulgação de informações e de prevenção ao uso de drogas. Com efeito, a arte imitando a vida de uma maneira clara e educativa, uma peça teatral sobre drogas, mostrando o estrago e as dores causados pelo vício em drogas, os jovens interagindo por meio da música, a poesia denunciando a morte… tudo isso é muito rico em emoções e faz com que se mostre de uma maneira viva e intensa o problema das drogas no mundo.

Ademais, todas as estratégias inteligentes devem ser utilizadas afim de se fazer a prevenção. A comunidade, a escola, a sociedade em geral precisam desse alerta e, mais do que nunca, urge o desenvolvimento de ações positivas para o esclarecimento e combate ao uso das drogas.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

     Promover ampla discussão e reflexão sobre a prevenção do uso indevido de drogas licita e ilícitas, promovendo a criatividade discente como ferramenta de prevenção e alerta acerca deste uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  Discutir estratégias para o enfrentamento do uso de drogas através de ações e práticas educativas;

 Reconhecer os riscos que o uso de drogas trás para a saúde e as reações que causam no corpo;

Relacionar o tipo de substancia presente com a reação no organismo humano;

  Utilizar a arte com forma de prevenção ao uso das drogas;

  Realizar oficinas de arte no intuito de promover a divulgação de informações de combate ao uso das drogas;

   Identificar os compostos orgânicos presentes em cada tipo de drogas;

   Relacionar problemas sociais causados pelo uso indevido de drogas.

  Interpretar as transformações em diferentes linguagens e representações, ocorridas e observadas no cotidiano, em processos naturais ou industriais;

·   Apropriar-se de conhecimentos da Química para, em situações problemas, interpretar, avaliar ou planejar intervenções cientifico-tecnológicas.

CULMINÂNCIA

·   A Culminância da referida Eletiva realizou-se com Relatos de vivência ocorridas durante esta Eletiva, Exposição de Stands alusivos às drogas e às açoes em seu combate, Apresentação de Curtametragem abordando a temática, e uma  Dramatização enfatizando as perdas por uso de drogas, o resgate e inserção do individuo novamente na sociedade.

  




  























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