2022.1 M - LUZ, CÂMERA, EMOÇÃO!
A Eletiva de Base "LUZ, CÂMERA,
EMOÇÃO!" foi idealizada e desenvolvida pela Profª Valquíria de
Almeida Rodrigues e pelo Profº Edilson Andrade Alves, em
conjunto com alunos e alunas das turmas 100 e 101, da 1ª Série do
Ensino Médio, modalidade Regular, do Centro de Ensino Teresinha Alves
Rocha - CETAR, no 1º semestre deste ano de 2022.
O presente projeto destaca a Eletiva “Luz, Câmera, Emoção! - O Protagonismo Juvenil nas Manifestações Artísticas”, enquanto ação didático-pedagógica realizada envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e Física, com intuito de proporcionar um movimento interdisciplinar através do qual o educando reflita, pesquise e construa sua aprendizagem, sendo-lhes oportunizada a possibilidade de realizar ações educativas capazes de torná-los mais críticos no/do meio em que vivem e melhores protagonistas de sua própria história, manifestando em suas atitudes, pensamento e comportamento esse crescimento enquanto pessoa.
JUSTIFICATIVA
Esta Eletiva surgiu como proposta de aproximar o
currículo escolar das vivências dos estudantes, proporcionando situações em que
ele possa atuar como protagonista do próprio processo de aprendizagem, tendo
como foco as “manifestações culturais’’ do meio em que vive e das quais
comunga.
Nesse sentido, a Eletiva “Luz, Câmera, Emoção! - O
Protagonismo Juvenil nas Manifestações Artísticas” busca desenvolver
habilidades inerentes ao universo das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa
de modo que os ajudem a identificar, compreender e utilizar diferentes
linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e
colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma
crítica, criativa, ética e solidária.
A abordagem escolar desta temática vem cumprir o
propósito de fomentar o conhecimento e valorização das diferenças
socioculturais, tendo como base o protagonismo juvenil com vistas à formação de
cidadãos humana e profissionalmente comprometidos com a sociedade.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Analisar manifestações culturais,
identificando e caracterizando o funcionamento de diferentes linguagens e
práticas culturais (artísticas, corporais e verbais), mobilizando esses
conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de
atuação social e profissional, no intuito de ampliar as formas de participação
social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação
crítica da realidade e as áreas correlatas de formação profissional.
Objetivos Específicos
• Conhecer e valorizar
as multiplicidades das culturas juvenis no Brasil;
• Reconhecer a escola
como espaço para o convívio social e cultural dos jovens;
• Caracterizar e
estimular o protagonismo juvenil nas práticas culturais;
• Identificar perfis profissionais correlacionados à área das linguagens e
práticas culturais;
• Dialogar acerca do
respeito, da valorização e participação juvenil em práticas artístico
culturais;
•
Mobilizar conhecimentos que potencializam atitudes responsáveis e respeitosas
no convívio com as diferenças sociais e culturais.
As aulas foram desenvolvidas utilizando
diferentes metodologias, tais como aula expositiva e pesquisas virtuais,
bibliográficas e pesquisa de campo. Durante a exposição das diferentes
estratégias para execução das aulas, buscou se a aplicação da ludicidade das
manifestações culturais constantemente.
Ademais, durante as aulas (teóricas e práticas),
trabalhou-se com a dança, a música, a pintura e a escrita, desenvolvendo rodas
de conversa com artistas locais (entrevistas/testemunhos/depoimentos), oficinas
de arte (pintura, musica, poesia, etc.), criação/ensaios de performances
coreográficas, realização de experimentos ópticos e com ondas, etc.
Assim, para que esta Eletiva de Base realizasse os
seus propósitos junto ao educando foi fundamental o reconhecimento das
habilidades destes discentes nas áreas da música, da dança, da fotografia e da pintura,
auxiliando-os a estabelecer metas de vida para que assim possam alcançar o
sucesso profissional almejado.
CULMINÂNCIA DA ELETIVA
A Culminância desta Eletiva foi realizada na forma de um Festival Cultural, com apresentações de danças, paródias, show musical (com rítmos característicos da cinco regiões brasileiras), relatos de vivência da Eletiva, exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a Eletiva, etc.
A seguir, os registros da Culminância do Evento:
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